Ao menos dez peixes parecidos com cobras foram vistos por banhistas entre as praias do Canal 2 e Canal 4, em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o biólogo marinho Douglas Rey, trata-se do peixe da espécie Congro. O incidente foi divulgado pelo portal G1.
O banhista que registrou as imagens comentou que achava ser uma cobra, mas disse ter sido informado de que era uma Anêmona (animal invertebrado). O biólogo esclareceu, porém, que os congros são facilmente confundidos com cobras e outras espécies, como moreias e enguias-do-mar.
De acordo com Douglas Rey, o animal é encontrado em águas mais profundas e, geralmente, fica escondido sob uma fina camada de areia. O biólogo acredita que os peixes apareceram na faixa de areia após terem sido descartados em uma pesca de arrasto.
“Aqui tem bastante pesca de arrasto. No retorno para o Mercado de Peixes eles (pescadores) vão descartando os peixes que não interessam. Os que sobrevivem acabam parando em nossas praias”, disse o especialista.
Alguns desses animais marinhos estavam mortos e, em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Santos informou que os peixes foram retirados pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).
Outros animais mortos
Ainda no último sábado (23), um siri azul e um baiacu foram vistos na mesma região. O biólogo marinho acredita que a aparição de outros animais fortalece a chance de estarem pelo mesmo motivo, pela pesca de arrasto.
Por meio de nota, a Semam explicou que não recebeu nenhum registro sobre o assunto. A pasta acrescentou que cardumes presos em banco de areia não são ocorrências incomuns.