Profundezas do Brasil

Peixes bizarros descobertos

Pesquisa da UFRPE, UFRJ e UFPE descobre oito espécies "alienígenas" de peixes no Brasil, nunca antes registradas pela ciência.

0
Peixe habita águas profundas.

Uma parceria entre pesquisadores da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) descobriu cerca de 200 novas espécies de peixe habitando as águas profundas da costa brasileira.

A pesquisa analisou diversos animais que vivem entre 200 e 1.100 metros de profundidade das águas do Oceano Atlântico. O estudo revelou 50 espécies nunca vistas no Brasil e oito delas jamais registradas antes pela ciência.

Essas espécies são chamadas de “alienígenas” por causa de sua aparência relativamente incomum. Os peixes habitantes da região mesopelágica têm características físicas bem diferentes das que conhecemos, por conta de sua interação baixa com a luz solar e pelos diferentes níveis de pressão encontrados nas águas profundas.

O conhecimento desse hábitat é fundamental para a preservação das espécies, mas também pode servir aos interesses da humanidade. Com o maior conhecimento desses peixe, avanços podem ser realizados em diversos campos da ciência.

Estudo é fundamental para preservação das espécies.