Aos 60 anos, Kurtis Loftus surfou 638 ondas em 33 horas, durante sessão em Jacksonville, nos Estados Unidos. Ele mesmo é o dono do recorde anterior de 2011, quando surfou por 29 horas seguidas.
Neste novo desafio, o objetivo inicial era surfar 480 ondas em 40 horas e ter pela segunda vez o recorde oficializado pelo Guinness World Records. Mas Kurtis foi surpreendido ao descobrir que a maratona de surfe já não era uma categoria considerada pelo Livro dos Recordes. Como a comunidade e o comércio local já estavam engajados com o evento, Loftus decidiu continuar. “Vamos nos divertir sem nos preocupar em ter o carimbo de aprovação”.
O segundo imprevisto foi mais agradável. As condições estavam perfeitas para o evento, e passadas 12 horas Kurtis já tinha surfado 300 ondas. Não foram precisas as 40 horas previstas. Kurtis surfou 638 ondas em 33 horas, um número bem superior ao idealizado.
O americano preparou-se fisicamente para o desafio, mas falou sobre as dificuldades psicológicas. “Durante a noite, tudo pode ter um efeito muito negativo na nossa mente”, explicou Loftus. “Você já não quer estar ali, as condições não são as melhores”.
O dinheiro levantado com a ação serviu para financiar outro evento, o “Deck The Halls”, do qual Kurtis é fundador. É um festival de Natal que, além de ser tradição em Jacksonville, faz captação dinheiro para a Cruz Vermelha.