O nosso solo está se extinguindo, virando areia. A mensagem alarmante vem do maior movimento ecológico do mundo: “Salve o Solo” que é uma iniciativa da fundação Conscious Planet (Planeta Consciente) para mobilizar as pessoas e os governos de todas as nações a estabelecer políticas duradouras de revitalização do solo e da ecologia.
O projeto foi lançado em 1998 pelo indiano Sadhguru, um yogi, escritor e palestrante assíduo no Fórum Econômico Mundial e em agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua luta também já foi tema em palestras para: TED, Google, Microsoft, Global Citizen Live, World Bank, MIT, Harvard e Oxford. Entre março e junho de 2022, Sadhguru percorreu 30.000 km, numa jornada de 100 dias, partindo do Reino Unido, passando pela Europa e pelo Oriente Médio, até chegar à Índia. Ao longo do caminho, reuniu-se com líderes mundiais e meios de comunicação, inspirando e alertando pelo menos 3,5 bilhões de pessoas, incentivando-as a conduzir mudanças nas políticas nacionais que levem ao aumento da concentração de matéria orgânica do solo.
“Não importa quanta riqueza, educação e dinheiro nós temos, os nossos filhos não poderão viver bem a menos que restauremos o solo e a água”, afirma Sadhguru. “Cuidar do meio ambiente não é uma obrigação, ele é a nossa vida”, finaliza.
Aqui no Brasil, a Natiruts se une a Sadhguru e ao movimento “Salve o Solo” para fazer o mesmo. A banda, que é conhecida e respeitada em todo o mundo, com grande influência na América do Sul e que movimenta mais de 9 milhões de fãs em suas redes sociais, já é famosa por abraçar causas ambientais – leia abaixo.
O alcance da Natiruts, além de sua retórica em prol da natureza, são grandes ferramentas para ajudar o “Salve o Solo” a espalhar a mensagem em seu país. A banda brasiliense se junta ao rol de apoiadores do projeto, junto a nomes como: Sua Santidade o Dalai Lama, Will.I.am, Deepak Chopra, Tom Brady, Maria Helena Semedo, Maluma, Juhi Chawla, Tony Robbins e outros.
E sabe quais são as mensagens?
– 52% do solo agrícola do mundo já está degradado;
– Em 2050, 90% do solo da Terra poderá estar degradado, a menos que atuemos agora;
– Só nos restam 60 anos de solo;
– Terras degradadas também são frequentemente menos capazes de reter água, o que pode piorar as inundações;
– Os Estados Unidos já perderam 50% de sua camada superficial de solo cultivável;
– A produção de alimentos pode cair em até 30%, em 20 anos, se a extinção do solo não for prevenida;
– O empobrecimento do solo tem reduzido os nutrientes dos nossos alimentos: 60% de redução de proteínas nos vegetais na Índia. 87% de redução de minerais nos vegetais nos Estados Unidos;
– Para uma agricultura sustentável, o solo deveria ter no mínimo 3% de matéria orgânica. A perda de matéria orgânica e de carbono transforma o solo em areia;
– 75–85% do solo nas principais nações agrícolas da Europa têm menos de 2% de matéria orgânica;
– 62% das terras agrícolas da Índia têm menos de 0,5% de matéria orgânica.
A boa notícia é que tem solução. As dicas de como salvar o solo:
– Manter a terra coberta por vegetação e sombra. Os resíduos vegetais gerados pelas árvores aumentam a matéria orgânica do solo.
– O aumento do carbono orgânico do solo (matéria orgânica) pode deter o aumento de CO2 na atmosfera.
A revitalização do solo aumentará em 75% o rendimento de pessoas desfavorecidas que dependem da agricultura em todo o mundo. A melhoria do solo promove a produção das colheitas em 20 – 40%. O aumento da concentração de carbono no solo aumentará as reservas de água em 37 trilhões de litros, acabando com a escassez de água para 600 milhões de pessoas.
A causa é nobre e urgente. Empresas estão convidadas para realizar parcerias com o movimento “Salve o Solo”. Esta é uma oportunidade única de se juntar ao maior movimento popular do mundo para o meio ambiente e de melhorar o seu Relatório ESG (Environmental, Social and Governance).
Seja um Amigo da Terra (Earth Buddy) para que o movimento atinja seu objetivo, que é facilitar as mudanças e regulamentações necessárias em nível governamental em 197 países com o objetivo de proteger o solo. A intenção é trazer de volta ao solo um conteúdo mínimo de 3 – 6% de matéria orgânica.
Para informações sobre como ser amigo da terra clique aqui.