A cidade de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, recebeu uma visita diferente na manhã do último domingo (11). Um tubarão foi visto na areia da praia e chamou a atenção de quem passava pelo local. Clique aqui para assistir o vídeo.
Segundo Eloísa Giareta, pesquisadora do Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), trata-se de um tubarão da espécie Isurus oxyrinchu, conhecido popularmente como tubarão-mako ou como anequim, um dos mais rápidos do mundo.
Ele alcança cerca de 70 km/h, se alimenta de peixes, lulas e cetáceos e é da mesma família do tubarão branco. É também uma das espécies oceânicas mais ameaçadas em todo o mundo pelo grande interesse comercial.
“Neonatos e juvenis são capturados pelas pescarias recreacionais nas áreas mais costeiras e adultos são capturados pela pesca industrial”, explica Hugo Bornatowski, também pesquisador do Rebimar.
Em um vídeo publicado na internet, um dos moradores que passava pelo local narra o tubarão se debatendo na areia. “Olha a boca do bicho, olha os dentes do cidadão”, conta.
O biólogo marinho André Neto, do Oceanic Aquarium, alerta que, nesses casos, o ideal é não chegar perto do animal. “Mesmo debilitado, pode ocorrer acidente”, reforça. O indicado é acionar a Polícia Ambiental ou o PMP da região.
Fonte ND Mais