A Grande Onda de Kanagawa, mais conhecida simplesmente como A Onda, é uma famosa xilogravura do mestre japonês Katsushika Hokusai, especialista em ukiyo-e. Foi publicada em 1830 ou 1831, no período Edo, na série “Trinta e seis vistas do monte Fuji”, sendo a obra mais conhecida do artista.
Nesta gravura icônica observa-se uma enorme onda que ameaça um barco de pescadores, na província de Kanagawa, estando o monte Fuji visível ao fundo. Apesar da sua dimensão, esta onda pode não retratar um tsunami, mas uma onda normal criada pelo efeito do vento e das marés.
Como os outros trabalhos da série, é retratada uma área em redor do monte Fuji, sob circunstâncias bem definidas.
Esta xilogravura é a obra mais conhecida de Hokusai e a primeira da sua famosa série Fugaku sanjūrokkei “Trinta e seis vistas do monte Fuji”, além de ser a xilogravura mais famosa do seu gênero, bem como uma das imagens mais conhecidas no mundo.
Do molde usado foram realizados vários milhares de cópias, muitas das quais chegaram às mãos de colecionadores europeus. A partir da década de 1870, a xilogravura tornou-se popular entre artistas e colecionadores franceses.
Vários museus conservam exemplares da obra, como o Museu Guimet, o Museu Metropolitano de Arte, o Museu Britânico ou até mesmo a Biblioteca Nacional da França, geralmente provenientes de coleções privadas do século XIX de xilogravuras japonesas.
O canal Great Art Explained desvenda, de forma bem didática, todos os segredos desta obra extraordinária.