Surfe e cultura

Verão Radical é sucesso no Pará

Saiba tudo o que rolou o Projeto Verão Radical 2022, evento que uniu esportes, cultura e meio ambiente no Pará.

Sandro Buguelo, Verão Radical, Pará

Sandro Buguelo é campeão do Verão Radical Pro.

O município de Salinópolis, localizado a cerca de 220km da Capital Paraense, recebeu entre os dias 9 e 14 de julho o Projeto Verão Radical 2022, evento multicultural que uniu esporte, cultura e meio ambiente, em uma série de ações que movimentaram o principal balneário do Pará.

As ações tiveram início no dia 8, com o Lançamento Oficial do Livro Pororoca: A Onda do Brasil. O evento contou com as presenças de importantes personagens do cenário mundial das ondas de maré, como Rick Werneck (pioneiro no registro de pororocas), Silvinho Santos (pioneiro no surfe na pororoca), Marcelo Bibita (primeiro recordista da pororoca), dentre outros.

Noélio Sobrinho falou aos presentes do prazer e da honra em trazer para o mundo do surfe a segunda edição da obra que conta a história do surfe na pororoca, que nesta edição revisada conta com os depoimentos de alguns dos principais protagonistas e integrantes da Abraspo-Associação Brasileira de Surf na Pororoca.

Na ocasião o anfitrião também apresentou em primeira mão o incrível documentário produzido por Rick Werneck sobre a mais recente incursão da Abraspo à Pororoca do Marajó intitulado Pororoca – A onda mais longa do planeta”. O multiartista também apresentou a Música/Carimbó, trilha de abertura do documentário, “A Pororoca do Marajó”, que foi composta com seu filho Luke, na Foz do Rio Amazonas, e já se encontra disponível no Youtube e em todas as plataformas musicais.

O documentário traz imagens inéditas da maior pororoca já registrada na Região do Marajó, mais especificamente no município de Chaves, com a presença de Fábio Gouveia, Lucas Fink, e do ex-Top WCT Raoni Monteiro.

Os presentes foram agraciados com exemplares do livro que foram autografadas pelo autor e pelos protagonistas presentes.

Surfistas e ambientalistas unidos

No dia seguinte (10) foi a vez do Verão Radical realizar a maior ação ambiental já registrada no município de Salinópolis (PA). Em uma divertida e importante gincana, participantes de 4 equipes disputaram entre si o título de Campeão do Desafio Verão Radical, competição que uniu ações de limpeza de praias e mangues a esportes como caiaque, SUP e surfe.

Como resultado da ação foram retirados mais de duas toneladas de resíduos sólidos de diversos ecossistemas da região, como praias, manguezais e região central do município de Salinópolis.

O grande campeão foram todos que amam e aproveitam as belezas de Salinas e durante todo o mês de julho as ações de Limpeza e Escolas Gratuitas de surfe, Sup e Caiaque continuarão a agitar o Verão Amazônico.

Verão Radical Pro

Fechando as ações tivemos as emoções das disputas da primeira etapa do Circuito Paraense de Surf 2022 no Verão Radical Pro, que coroaram o ídolo local e veterano do surfe paraense, Sandro Buguelo, como o grande Campeão da Etapa de Abertura do certame e líder do circuito na principal categoria do circuito, a Profissional.

Com um surfe contundente pautado em aéreos, o veterano superou o atual maior nome do surfe paraense, Nayson Costa, e mostrou que está em grande forma e pronto para brigar por mais um título da Pro.

Nayson, segundo colocado na grande Final, parabenizou o ídolo, mas já avisou que na segunda etapa a história será diferente e ele voltará com tudo para brigar pela ponta do circuito. Na terceira colocação ficou Paulo Roberto e completando o pódio, Gustavo Roberto terminou na quarta colocação.

Mas essa não foi a única categoria vencida por Sandro Buguelo. Ele também faturou a Master, e com os resultados embolsou quatro mil reais.

“Estou muito feliz com o resultado. Venho treinando diariamente e me sinto em ótima forma. Esse ano vou brigar com unhas e dentes pelo título paraense e por essa premiação”, declarou o campeão.

Completando o pódio da Master tivemos Paulo Roberto, Josiel Costa e Gilvandro Jr em segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na Junior o campeão foi o talentoso atleta da nova geração do surfe paraense, Alex do Carmo, com Gustavo Roberto em segundo, Breno Soares em terceiro e Jean Félix na quarta colocação.

Equipe Paraense embarca para o Circuito Brasileiro de Base

Na madrugada desta terça-feira (19) os surfistas Gustavo Roberto, Jean Felix e Breno Soares embarcam para compor a maior equipe paraense a participar de uma etapa nacional da Divisão de Base do Surf Brasileiro.

Os atletas se juntarão ao Técnico da Equipe, Charles Mosquito e ao Diretor de Equipe, Robson Gilbert, que já estão no Espírito Santo a postos para dar todo o apoio necessário para que os atletas possam alcançar seus melhores rendimentos.

Resultados

Profissional

1 Sandro Buguelo

2 Nayson Costa

3 Paulo Rogério

4 Gustavo Roberto

Master

1 Sandro Buguelo

2 Paulo Roberto

3 Josiel Costa

4 Gilvandro Jr.

Junior

1 Alex do Carmo

2 Gustavo Roberto

3 Breno Soares

4 Jean Félix

Exit mobile version