Swell dos reverbs

Evolução da surf music

Surf music é um gênero do rock em constante transformação desde o início dos anos 60. Confira alguns dos maiores hits.

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Surf music é um subgênero do rock associada à cultura do surfe, particularmente no Sul da Califórnia. Foi especialmente popular de 1962 a 1964 em duas formas principais. A primeira vem a ser a surf music instrumental, formada por guitarras elétricas encharcadas de reverberação para evocar o som de ondas quebrando, em grande parte criadas por Dick Dale e Del-Tones.

A segunda e não menos importante é a surf music vocal, que tomou elementos do som original do surfe e acrescentou harmonias vocais, um movimento liderado pelos Beach Boys.

Dick Dale desenvolveu o som da surf music do rock instrumental e adicionou influências das músicas do Oriente Médio e do México. Seu sucesso Let’s Go Trippin (1961) lançou a mania da surf music, inspirando muitos outros na abordagem.

O gênero alcançou a exposição em toda a América quando foi representado por grupos vocais como os Beach Boys e Jan and Dean. No auge de sua popularidade, a surf music rivalizava com girl groups e a soul music da gravadora Motown pelas principais tendências da música popular americana.

Durante os últimos estágios da mania de surf music, muitos de seus grupos começaram a escrever canções sobre carros e garotas; isso foi mais tarde conhecido como hot rod rock.

A reverberação ouvida nos discos de Dick Dale, e outros como Pipeline, do Chantays e Point Panic, da banda The Surfaris, é emblemática da época. Os guitarristas usaram o braço de vibrato em sua guitarra para dobrar o tom das notas para baixo, criando efeitos de tremolo eletrônico e um tremolo rápido (alternado).

Os modelos de guitarra incluíam aqueles fabricados pela marca Fender, particularmente os modelos Jazzmaster, Jaguar e Stratocaster. Mosrite, Teisco ou Danelectro eram outras marcas bastante usadas, geralmente com captadores de bobina simples, que tinham agudos altos em contraste com captadores de bobina dupla.

A música surfe foi um dos primeiros gêneros a adotar universalmente o baixo elétrico, particularmente o Fender Precision Bass. As clássicas baterias de surf music costumavam ser Rogers, Ludwig, Gretsch ou Slingerland.

Algumas canções populares também incorporaram um saxofone tenor ou barítono, como em Surf Rider (1963), do The Lively Ones e Comanche (1961), do The Revels. Frequentemente, um órgão ou um piano elétrico forneciam a harmonia de apoio.

No início dos anos 1960, o rock instrumental foi pioneiro, com muito sucesso de artistas como Link Wray, The Ventures e Duane Eddy. Influenciado pela música árabe, que Dale aprendeu com seu tio libanês, suas apresentações no Rendezvous Ballroom em Balboa, Califórnia, durante o verão de 1961, e o bem sucedido hit regional Let’s Go Trippin, mais tarde naquele ano, lançaram a mania da surf music, com outros sucessos como Misirlou (1962).

Como Dale e seus Del-Tones, a maioria das primeiras bandas de surfe foram formadas no sul da Califórnia. O Rendezvous Ballroom, em Balboa, sediou muitos shows de estilo surfe.

Grupos como The Bel-Airs, do hit Moto, foi lançado um pouco antes de Let’s Go Trippin. E  The Challengers, com seu álbum Surfbeat, e depois Eddie & os Showmen, abriram caminho para o sucesso de Dick Dale.

The Chantays atingiu um top ten nacional com o hit Pipeline, top 4 em maio de 1963. Outro hit famoso foi Wipeout, do The Surfaris, com uma introdução de risada perversa. The Surfaris também era conhecido pelos solos de guitarra e de bateria, e Wipeout chegou ao número dois no Hot 100, em agosto de 1963, além de número 16, em outubro de 1966.

O grupo também teve dois outros sucessos globais, Surfer Joe e Point Panic.

A crescente popularidade do gênero levou grupos de outras áreas a surfar nessa praia: The Astronauts, de Boulder, Colorado; The Trashmen, de Minneapolis, Minnesota, que alcançou o número 4 com Surfin Bird em 1964; e The Rivieras, de South Bend, Indiana, que alcançou o número 5, em 1964, com California Sun.

The Atlantics, de Sydney, Austrália, não era formado por músicos exclusivamente do mundo do surfe, mas deram uma contribuição significativa ao gênero, sendo o exemplo mais famoso o hit Bombora (1963).

Também de Sydney surgiu The Denvermen. Seu instrumental lírico Surfside alcançou o número 1 nas paradas australianas. Outra banda aussie conhecida fora do cenário de surfe do seu próprio país foi The Joy Boys, grupo de apoio do cantor Col Joye. Seu hit Murphy the Surfie (1963), teve posteriormente uma versão gravada pelo Surfaris.

Bandas européias naquela época geralmente se concentravam mais no estilo do grupo de rock instrumental britânico The Shadows. Um exemplo notável de surfe instrumental europeu é a versão de Misirlou pela banda espanhola Los Relámpagos.

The Dakotas, banda de apoio britânica do cantor Billy J. Kramer, ganhou alguma atenção como caras de surf music com Cruel Sea (1963), que posteriormente ganhou versão cover do Ventures.

Em The Encyclopedia of Surfing, de Matt Warshaw, ele observa: “A surf music é dividida em duas categorias: a forma instrumental pulsante, pesada e reverberada, exemplificada pelo guitarrista Dick Dale, e o estilo vocal harmônico de voz suave inventado pelos Beach Boys.

Os puristas argumentam que a música do surfe é instrumental por definição.

Esta segunda onda da surf music foi liderada pelos Beach Boys, um grupo que se diferenciava entre os músicos de surfe anteriores porque eles projetavam uma visão de mundo.

Em 1964, o líder do grupo e principal compositor, Brian Wilson, explicou: “Não foi uma coisa consciente construir nossa música em torno do surfe. Nós apenas queremos ser identificados com os interesses de crianças.”

Um ano depois, ele expressaria: “Eu odeio a chamada música surfe. É um nome que as pessoas rotulam em qualquer som da Califórnia. Nossa música é por direito o som do Beach Boys – se alguém tiver que classificar”.

A surf music vocal pode ser interpretada como uma variante regional do doo wop, com harmonias fortes no refrão de uma música, em contraste com o canto scat. De acordo com o musicólogo Timothy Cooley, “como o surf rock instrumental, com seu gosto pela forma de blues de doze compassos, a versão vocal da surf music atraiu muitos elementos-chave dos gêneros afro-americanos, o que tornou o Beach Boys o único a capturar a imaginação do país e do mundo sobre o emergente estilo de vida no Sul da Califórnia, bem como o estilo sutil de composição e técnicas de produção que identificam o som dos Beach Boys.

Em 1963, Murry Wilson, pai de Brian, e que também atuou como o empresário dos Beach Boys, ofereceu sua definição de surf music: “A base da surf music é uma figuração do rock and roll, juntamente com uma guitarra lead estranha, uma guitarra elétrica, e saxofones lamentando. A surf music tem que soar destreinada, com um certo sabor áspero, a fim de atrair os adolescentes. Quando a música fica boa e polida demais, não é considerada uma coisa real.”

No final de 1961, os Beach Boys tiveram seu primeiro hit nas paradas, Surfin, que chegou ao número 75 na Billboard Hot 100, seguido por Surfin’ USA (1963) e Surfer Girl (1963), que alcançou o Top 10. Em meados de 1962, o grupo lançou Surfin ‘Safari. A canção atingiu o número 14 e ajudou a transformar a mania do surf rock em um fenômeno nacional.

Wilson, em seguida, co-escreveu Surf City (1963) para Jan e Dean, que passou duas semanas no topo da parada da Billboard Top 100, em julho de 1963. Na esteira do sucesso dos Beach Boys, muitos singles de novos grupos de surfe foram produzidos por grupos de Los Angeles.

A mania da surf music, juntamente com as carreiras de quase todos os artistas de surf music, foi efetivamente encerrada pela British Invasion no início de 1964. Os emergentes rock de garagem, folk rock, blues rock e depois gêneros de rock psicodélico também contribuíram para o declínio do surf rock.

Os Beach Boys sobreviveram à invasão diversificando sua abordagem musical. Brian explicou a Teen Beat: “Nós precisávamos crescer. Mas nós precisávamos crescer artisticamente.”

Após o declínio da surf music, os Beach Boys continuaram produzindo uma série de singles e álbuns de sucesso, incluindo o divergente Pet Sounds (1966), considerado uma influência ao clássico Sargeant Peppers, dos Beatles. A banda só retornaria com moderação aos temas do surfe, começando com Do It Again, de 1968.

A guitarra de rock instrumental foi usada no tema do primeiro filme da série James Bond, Dr. No, em 1962, gravado por Vic Flick e o John Barry Seven. O tema se tornou uma assinatura para os filmes de James Bond e influenciou a música dos filmes de espionagem dos anos 60.

A surf music também influenciou vários músicos de rock posteriores, incluindo Keith Moon, do The Who, East Bay Ray, do Dead Kennedys, e o guitarrista dos Pixies, Joey Santiago.

Durante meados da década de 1990, o surf rock experimentou um renascimento, incluindo Dick Dale mais uma vez, em parte devido à popularidade do filme Pulp Fiction (1994), que usou Misirlou, bem como outras canções de surf rock.

Novas bandas de surf foram formadas, incluindo Arc Isla, Jon e os Nightriders, Man or Astro-man?, Hawaii Samurais, The Mermen, Los Straitjackets, The New Electric Sound e Messer Chups, da Rússia.

Em 2012, a Orchestra Nova San Diego estreou Surf, uma homenagem sinfônica à surf music, ao oceano e ao esporte dos kahunas, de autoria do compositor clássico Joseph Waters.

O surf punk é um renascimento do som original do surf.

Foi iniciado no final dos anos 1970 e início dos anos 80 por grupos como Forgotten Rebels do Canadá – que lançou Surfin ‘on Heroin, em 1981 – e Agent Orange, de Orange County, Califórnia, que gravou versões cover de clássicos do surf como Misirlou, Mr Moto e Pipeline, no mesmo ano, com Greg Prato, da AllMusic, chamando a banda de “influente” e “um passo à frente do resto do gueto punk/hardcore”.

O gênero também está relacionado ao skate punk, que ganhou proeminência ao mesmo tempo, nas cidades de Orange County, que alimentou a primeira onda de surfistas. A banda de skatepunk JFA combinou o Police Truck, do Dead Kennedys, com Pipeline, dos Chantays, para criar a homenagem ao surfe e skate Pipe Truck.

Suicidal Tendencies, da Califórnia, bem como Urban Dance Squad, da Holanda, também flertaram com o skate punk, incluindo elementos do rap à levada bem de rua.

O Brasil teve como principais divulgadores do gênero, nos anos 60, as bandas The Jet Blacks e The Clevers, que posteriormente, viraria Os Incríveis, tempos da Jovem Guarda, e atualmente as bandas Dead Rocks e Autoramas.

Porém, ninguém foi tão longe como Marcos Valle, em 1964, com Vamos Pranchar, um clássico para exaltar a turma de Ipanema. Tom Jobim, com Surfboard, chega a abusar com sua bossa de levada meio jazz. Wanderléa, a Ternurinha, também rema nos temas de praia, com Exército do Surf.

Erasmo Carlos também lançou discos com influências da surf music, mais precisamente no seu primeiro disco A Pescaria. Os discos O Tremendão e Você Me Acende, embora não tão expressivos, também apresentaram influências do gênero.

O parceiro, Roberto Carlos, também apresenta influências da surf music em discos como É Proibido Fumar, Broto do Jacaré e Roberto Carlos Canta para a Juventude.

No Brasil, nenhum grupo incorporou tão bem o espírito da surf music como a banda carioca João Penca e seus Miquinhos Amestrados, que ganhou o estrelato no inicio dos anos 80 com músicas como Calúnias (Telma, Eu Não Sou Gay), Lágrimas de Crocodilo, Romance em Alto Mar, Matinê no Rian, Papa Umama, S.O.S. Miquinhos e Popstar.

Surfista Calhorda, do grupo gaúcho Replicantes, levou o punk rock às rádios de todo o Brasil. Engenheiros do Hawaii e Biquíni Cavadão também remaram nesta onda.

Ainda hoje, a surf music americana ainda planta sucessos no mainstream, com G Love e Jack Johnson. Na Austrália, vários grupos se destacaram desde os anos 80, porém sem tanto brilho, como Midnight Oil, Gangajang ou Men At Work.

O Waves selecionou alguns clássicos da surf music, entre outras pedradas que têm o surfe como referência:

Beach Boys – Good Vibrations

Jan & Dean – Surf City

Dick Dale & The Del Tones – Misirlou

The Shadows – Apache

The Ventures – Wipeout

Wanderléa – Exército do Surf

The Sandals – Endless Summer

Surf Punks – My Beach

The Ramones – Surfin Bird

Reverendo Horton Heat – I Can`t Surf

M.O.D – Surfs Up

Agent Orange – Pipeline

Os Replicantes – Surfista Calhorda

Hawaii Samurai – The Shape Of Surf To Come

Sacred Reich – Surf Nicaragua

Butthole Surfers – Who Was In My Room

Jane`s Addiction – Stop

G Love – There`s Nothing Quite Like Home

Nicolas Godin – Widerstehe Doch Der Sünde

Messer chups – Cemetery Beach

Ventures – Hawaii 5.0

Fonte Wikipedia