Uma tartaruga de couro (Dermochelys coriácea), também conhecida como tartaruga gigante, escolheu a Praia do Suarão, em Itanhaém, no litoral paulista, para depositar os seus ovos na noite da última sexta-feira (19).
De acordo com o Instituto Biopesca, o animal pesava cerca de 300 quilos tinha 1,77m de comprimento. Ele levou três horas entre a deposição dos ovos e a volta para o mar. O instituto acompanhou o procedimento, fez a captação de informações e inseriu uma anilha numerada para monitorar o animal, que encontra-se em alto risco de extinção.
De acordo com Vanessa Ribeiro, médica veterinária do Biopesca, o ninho foi vistoriado e seguirá sendo monitorado pelos especialistas. “Pedimos à população que continue colaborando e se mantenha afastada do local”, reforça.
Segundo Vanessa, foi uma surpresa encontrar a tartaruga realizando a desova no litoral de São Paulo. Trata-se de uma espécie oceânica, que não costuma ficar próxima à costa. É a primeira vez que há registro de desova dessa espécie no local. Os motivos estão sendo investigados pelos especialistas.
Os ovos podem chegar a 100 unidades e levariam pelo menos 50 dias para eclodir. Como medida de proteção, a Guarda Civil Municipal acompanhou todo o processo e isolou o local para evitar a aproximação de banhistas. O Instituto Biopesca seguirá vigiando e monitorando o ninho.