Um ataque de tubarões-touro a um golfinho no último fim de semana obrigou os salva-vidas a retirar banhistas da água nas praias em Shelly Beach, perto de Manly, do norte de Sydney, na Austrália.
Os salva-vidas fecharam as praias de Shelly e Manly após o ataque, o que também resultou no cancelamento do evento salva-vidas Manly Open Surf Classic. Imagens capturadas por um drone e divulgadas pelo Surf Life Saving New South Wales (SLSNSW) mostram pelo menos dois tubarões na praia enquanto o golfinho lutava para nadar em águas rasas com ferimentos visíveis na cauda e na lateral. O golfinho morreu mais tarde.
“Os salva-vidas retiraram os nadadores da água e um grande evento de surf foi suspenso”, disse o SLSNSW em comunicado. “Um drone do Surf Life Saving tem monitorado a atividade dos tubarões do ar e avistou vários tubarões na área”, acrescentou.
De acordo com testemunhas, um dos tubarões tinha cerca de 3 metros de comprimento. Emily Pettersson disse à Nine Network que ouviu falar sobre o golfinho ferido, então ela nadou em águas rasas para tentar encontrá-lo.
“Provavelmente a cerca de 20 metros na frente da praia vejo o golfinho nadar e uma sombra do lado direito. Então me virei, e provavelmente havia um tubarão-touro de três metros, mas ele nem estava olhando para mim, estava apenas indo para o golfinho”, disse Pettersson ao Nine.
Outra testemunha disse ao ABC que eles estavam na praia e “viram esse golfinho nadando na baía”, o que acharam absolutamente maravilhoso.
Jools Farrell, vice-presidente da Organização para o Resgate e Pesquisa de Cetáceos na Austrália (ORRCA), disse ao Manly Observer que o golfinho morreu devido aos ferimentos. Segundo ela, não estava claro se uma autópsia seria realizada, mas era possível que o golfinho estivesse doente antes do ataque.
“Naquela área há muitos tubarões por aí, e se houver um golfinho que não esteja bem, isso atrairia os tubarões, pois eles podem senti-lo”.
Ataques fatais de tubarão a pessoas em Sydney são raros. Em fevereiro do ano passado , um homem morreu perto de Little Bay Beach, no sudeste da cidade, no primeiro ataque fatal de tubarão não provocado em Sydney desde 1963
Fonte O Globo