Apesar do tempo ruim, 97 voluntários participaram de um mutirão de limpeza, no último sábado (15), na Guarda do Embaú (SC), em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza. A campanha de conscientização foi mundial e contou com a participação de mais de 150 países e cerca de 400 cidades brasileiras.
No litoral Sul catarinense, o movimento foi liderado pela ONG Ecosurf, que agregou as praias da Guarda do Embaú, Garopaba, Imbituba e Laguna. Só na Guarda foram coletadas 4.023 peças de resíduo sólido, totalizando 243 quilos.
À convite da marca Vida Marinha, o ex-Top da elite mundial Alejo Muniz marcou presença no mutirão da Guarda. “Fui companheiro do Ricardinho (dos Santos) na equipe catarinense e amigo nas sessões de surfe. Fiquei muito contente em voltar agora na Reserva Mundial de Surf, onde sempre encontro boas ondas”, disse Alejo.
O mutirão começou às 14 e terminou às 17 horas, com a contagem do lixo recolhido e pesagem, além de sorteio de brindes e apresentação musical do grupo local de forró Unha Encravada.
Durante o mutirão ainda aconteceu a Oficina Infantil “transformando materiais recicláveis em brinquedos” e o “Espaço Lounge com frutas” oferecidos pela Ecoeficiência Soluçôes Ambientais e Supermercados Santos, que também doou copos reutilizáveis.