Apocalypse Now

A explosão do surfe na guerra

Apocalypse Now exibe cenas de soldados surfando sob artilharia aérea durante a guerra do Vietnã.

0

O surfe é tema do clássico Apocalypse Now, intenso e literalmente explosivo filme de guerra de 1979, escrito por John Milius e dirigido por Francis Coppola.

Apocalypse Now apresenta um elenco impressionante, incluindo Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Larry Fishburne e Dennis Hopper.

O filme retrata a jornada do Capitão Willard (Martin Sheen) pelo Vietnã. Ele está em uma missão para encontrar e matar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que enlouqueceu durante a Guerra do Vietnã.

Os soldados americanos frequentemente se referiam a seus inimigos vietcongues como VC, iniciais das palavras de código fonético da OTAN “Victor Charlie”.

Robert Duvall (sem camisa) é militar surfista em Apocalypse Now.Alceu Toledo Junior
Robert Duvall (sem camisa) é militar surfista em Apocalypse Now.

Quando as tropas queriam falar sobre os vietcongues e os comunistas vietnamitas em geral, eles simplesmente se referiam a eles como “Charlie”.

Até que em um certo ponto do filme, o Capitão Willard conhece o companheiro da artilharia Lance B. Johnson (Sam Bottoms), um ex-surfista profissional do Sul da Califórnia e que adora tomar ácido.

Eles se encontram com o tenente-coronel William “Bill” Kilgore (Robert Duvall), outro surfista entusiasmado, e um grupo de fanáticos por ondas começa a tomar forma.

Kilgore instrui um subordinado a pegar sua prancha de surfe Yater Spoon 8’6 enquanto se preparam para uma emboscada decisiva. Um dos principais objetos: “é muito tenso lá. É o Charlie’s Point!”

Mas o tenente-coronel Kilgore responde prontamente e com confiança: “Charlie não surfa!”

Em um dos momentos mais marcantes e psicos de Apocalypse Now, o ataque de helicóptero destrói uma vila VC. Quando as tropas desembarcam, Kilgore ordena que Lance e seus homens pratiquem o surfe.

Por razões óbvias, as cenas de ondas de Apocalypse Now não foram filmadas no Vietnã. Os momentos de surfe famosos e memoráveis ​​foram filmados em Baler Beach, Filipinas.

Na época, a produção deixou para trás algumas pranchas de surfe, usadas pelas crianças locais no aprendizado do esporte.

Alguns anos depois de Apocalypse Now se tornar um filme cult, o verdadeiro Charlie’s Point tornou-se uma atração turística, e o break se tornou a capital do surfe nas Filipinas.

Cenas de Apocalypse Now foram filmadas nas Filipinas.

John Milius revelou mais tarde que a expressão “Charlie Don’t Surf” foi inspirada por um comentário feito pelo ex-primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon durante a Guerra dos Seis Dias de 1967.

Aparentemente, depois de vencer uma batalha em Aqaba, Sharon mergulhou com uma lança, atirou em alguns peixes, saboreados juntamente com sua tripulação e disse: “estamos comendo o peixe deles”, como se dissesse: “Chegamos aqui, destruímos tudo e agora também estamos levando seu peixe.”

Com “Charlie Don’t Surf”, o roteirista queria passar a mesma mensagem para o público – nós os matamos e agora estamos pegando suas ondas. John Milius afirmou que queria destacar o ambiente e o papel da Costa Oeste durante a Guerra do Vietnã, principalmente porque “nossa cultura estava centrada neste momento na Califórnia, com os hippies e tudo mais”.

Ele ainda levou Robert Duvall para Malibu, direita mítica do surfe californiano, para que o ator pudesse ver o que era um cutback e ouvir a clássica fala do surfista.

Cena surreal de Apocalypse Now exibe o surfe sob ataque aéreo.

Com um orçamento de US$ 31,5 milhões, Apocalypse Now acabou se tornando um filme de guerra altamente lucrativo e único, com várias referências ao surfe e à cultura do esporte, incluindo as seguintes pérolas do tenente-coronel Kilgore:

“Ou você surfa ou luta. Está claro?”

“O que diabos você sabe sobre surfe? Você é da porra de Nova Jersey!”

“Nós surfamos muito por aqui, Lance. Eu gosto de terminar as operações mais cedo, voar até Yung Tau à noite. Anda surfando desde que você chegou aqui?”

“Se eu disser que é seguro surfar nesta praia, capitão, é seguro surfar nesta praia! Quer dizer, eu não tenho medo de surfar neste lugar!”

A verdade é que a citação memorável “Charlie Don’t Surf” passou a inspirar pessoas, atividades culturais e econômicas:

1. Uma música em Sandinista!, álbum de 1980 do The Clash;

2. Várias bandas americanas e europeias;

3. Uma instalação de arte de 1997 do escultor italiano Maurizio Cattelan;

4. Um restaurante em White Rock, British Columbia, Canadá;

5. Um restaurante fictício de Londres no romance de 2003 de William Gibson “Pattern Recognition”;

6. Um nome de episódio de “Numb3rs” e “The Commish”;

7. Uma música em “Memory and Humanity”, um álbum de 2008 do Funeral For a Friend;

8. Um nível no videogame de console “Call of Duty 4: Modern Warfare”;

Apocalypse Now foi filmado em várias praias, incluindo Manhattan Beach Pier, Dockweiler State Beach, Hermosa Beach, Cannon Beach, Leo Carrillo (Califórnia), Waimea Bay (Hawaii) e Lake Powell (Utah).

Fonte Surfer Today