Letícia Parada

Bodysurf nas Olimpíadas?

Letícia Parada discute artigo que levanta a possibilidade do bodysurf se tornar um esporte olímpico.

0

O bodysurf é um esporte que tem crescido em número de praticantes e se profissionalizado ao longo dos últimos anos. Recentemente, um artigo do escritor John P. Murphy levantou um grande debate na comunidade dos surfistas de peito. Como esta modalidade poderia entrar no Jogos Olímpicos?

No artigo, Murphy criou uma planilha e contou com a comunidade do bodysurf para mapear todos os países em que existem praticantes do “jacaré”. Desta maneira, ele desenvolveu um estudo para saber se a modalidade se enquadra em um dos principais requisitos para um esporte ser incluído nas Olimpíadas.

“A Carta Olímpica indica que para ser aceito, um esporte deve ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes e por mulheres em nada menos de 40 países e em três continentes”, diz texto do Comitê Olímpico Internacional (COI).

No vídeo acima, Letícia Parada destrincha outros detalhes do artigo e aprofunda a discussão: poderia o bodysurf ser disputado nas Olimpíadas, assim como outros esportes que já foram marginalizados, como o surfe e o skate?

O clipe foi publicado no canal de YouTube Ela No Mar.

Foto de capa Arthur Meier (ar7hurmeier).