No dia 29 de outubro de 2020, a passagem do furação Epsilon pelo Atlântico Norte proporcionou ondas insanas na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.
O brasileiro Lucas Chumbo foi um dos destaques da sessão e pegou a maior bomba do dia, reacendendo o debate sobre um possível novo recorde mundial.
Atualmente, o feito de maior onda já surfada na história pertence ao também brasileiro Rodrigo Koxa, que em 2017 dropou uma bomba histórica de 24,38 metros na mesma Praia do Norte.
As ondas do swell de outubro em Nazaré ainda não passaram pela medição oficial da WSL, que deve revelar o tamanho da bomba de Chumbo durante a cerimônia do Big Wave Awards (ainda sem data para acontecer).
Mas, em matéria publicada pelo site GE, o oceanógrafo Douglas Nemes, através de uma medição não oficial, cravou que a onda do big rider de Saquarema teria alcançado 29,26 metros, o que estabeleceria um novo recorde mundial.
“Na imagem do Chumbo está bem definido a base e a crista da onda, isto define onde será obtida a medida da altura de quebra. Ao fazer a decomposição da imagem em unidades de medida e obter a forma do vortex da onda, a foto está pronta para o cálculo. Por outro lado, a referência conhecida (altura do surfista) estava prejudicada na imagem original, faltando nitidez e luz. Isso foi o fator mais difícil no cálculo”, explicou Douglas em depoimento ao GE.
Segundo o oceanógrafo, a principal referência para medir o tamanho da onda é a altura do surfista. Como Chumbo tem 1,90m, ele usou essa medida para ter uma base para ser multiplicada da base à crista da onda.
Na sua opinião, qual foi a maior? Compare as ondas abaixo:
Lucas Chumbo, 29 de outubro de 2020:
Rodrigo Koxa, 8 de novembro de 2017: