Todos esperavam uma disputa intensa em Margaret River pela liderança dos rankings masculino e feminino. Após três dias de competições, porém, o evento acabou sendo finalizado sem os campeões.
No novo episódio do Série ao Fundo, Edinho Leite, Renan Rocha e Tiago Brant comentam a decisão da WSL de cancelar a etapa de Margaret River depois de dois ataques de tubarão na costa oeste da Austrália. O cancelamento foi controverso no meio do surfe, mas agradou à maioria dos atletas brasileiros, como Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo, que se manifestaram publicamente sobre o assunto em suas redes sociais.
Outro assunto que repercutiu de West Oz para o mundo por meio das redes foi a discussão entre Jessé Mendes e Mickey Wright, gravada e publicada de forma irresponsável por Jake Paterson. Os atletas se desentenderam após o aussie dar a volta no brasileiro em North Point. No dia seguinte, eles se conversaram de forma amigável e fizeram as pazes.
Apenas os rounds 1 e 2 antes foram realizados antes do cancelamento do evento e Italo Ferreira segue na liderança. A elite mundial do surfe agora desembarca no Brasil entre os dias 11 e 20 de maio para a etapa de Saquarema, mas antes alguns atletas param no Surf Ranch de Kelly Slater para a disputa da Founders Cup.