Para quem acompanhou e aqueles que ainda não ficaram sabendo, na última semana entrou um swell com potência no litoral do Brasil. Como não poderia deixar de ser, registramos tudo desta que foi a última ondulação do inverno. De agora em diante, podemos esperar ondulações sem tanta pressão, porém com condições climáticas mais favoráveis.
Nosso primeiro registro deste swell foi em Paúba, onde tivemos o Déjà Vu Medina. No dia seguinte, uma quarta-feira, o mar deu uma leve diminuída, o que fez com que as condições melhorassem para o surfe na remada em Maresias.
Saímos na hora do almoço em direção ao pico. As condições ainda não eram das melhores, mas a galera do tow-in já se divertia na água, pegando uma onda atrás da outra. Havia por volta de oito jets naquele momento.
Depois de algum tempo, de longe, avistamos alguns surfistas caindo no braço. Neste momento também chegou ao nosso lado Sebastian Rojas, um dos pioneiros da fotografia de surfe no Brasil. Ainda não conhecíamos o Sebá pessoalmente, mas já viajamos muito com suas fotos na antiga revista Fluir.
Entre uma série e outra, batemos papo sobre fotografia, surfistas e o esporte em geral. Sebá é um cara humilde, muito experiente e gente fina, inclusive nos cedeu gentilmente as imagens aéreas que compõem o clipe acima. Valeu Sebá!
Com o passar do tempo, as condições foram melhorando e tivemos um “moment” bom, entre 15 e 17 horas aproximadamente (quando nossa bateria acabou).
Maresias sempre rende bons tubos quando o vento vira terral, o que acontece com certa frequência. Só é preciso paciência e monitorar as condições. Quando isso acontece, o show de surfe é garantido, com atletas de todo litoral de São Paulo na área para treinar.
A galera do Litoral Norte compareceu em peso. Thiago Camarão, um dos maiores conhecedores da bancada, fez a mala como sempre. Ian Gouveia tem sido outro habitué do pico e sempre garante uns tubos de backside. Quem também marcou presença no line-up, mostrando que está com o backside em dia, foi Flávio Nakagima.
Marcio Grillo apareceu já no fim da sessão, mas achou tempo para garantir aquele tubo com sua assinatura. Seu parceiro Carlos Bahia chegou junto, mas não teve a mesma felicidade: logo na primeira onda, o que prometia ser uma das melhores do dia, Bahia embicou e tomou aquela vaca. Seu pranchão rodou e foi mastigado pela craca.
Por falar em pranchas grandes, Luiz Diniz veio com seu SUP lá do Guarujá para achar um diamante, aquele tubo raro pra esquerda, numa bancada famosa por suas direitas. Também da Ilha de Santo Amaro, tivemos a presença do ex-competidor Gilmar Silva, além de Luan Carvalho e Gabriel André, que pegaram boas ondas na sessão.
E também teve a nova geração, que a cada novo swell se atira cada vez mais e adquire maior conhecimento da onda. Caio Costa vem mostrando dedicação e consequentemente evolução nos tubos de Maresias; Eric Bahia já mostrou que conhece muito bem as ondas do Canto Moreira; Pedro Dib também foi outro que se destacou.
Para assistir mais clipes, siga as páginas da Stoked Soul Films no YouTube e Instagram.