Série ao Fundo

As novidades de 2019

Vaga olímpica, novo formato de baterias... Tiago Brant e Edinho Leite analisam as novidades desta temporada na elite do surfe mundial.

0

Antes que a buzina soe na Gold Coast, Tiago Brant e Edinho Leite analisam as novidades da temporada 2019 na elite do surfe mundial.

Entre elas, as mudanças no formato dos eventos, que apesar de manterem o número total de baterias agora tem uma nova configuração. Resumindo, ao final dos dois primeiros rounds, apenas quatro atletas serão eliminados, enquanto os dois primeiros colocados avançam à terceira fase. O round 3 passará a ter 16 baterias. Depois o evento seguirá com disputas homem a homem, com oitavas, quartas, semi e final.

Outra novidade que deve apimentar o circuito é a disputa pelas vagas nas Olimpíadas do ano que vem. O ranking do CT em 2019 classificará 10 homens e 8 mulheres para a estreia do surfe nos jogos olímpicos. Para Edinho Leite, o Brasil terá disputas extremamente acirradas por conta do grande contingente de atletas de alto nível.

Já os norte-americanos terão os havaianos como concorrentes, uma vez que o COI não permite que eles defendam a bandeira do Havaí, estado pertencente aos EUA. John John Florence, Kelly Slater, Kolohe Andino, Conner Coffin, Griffin Colapinto…e apenas duas vagas. É mole?

O episódio ainda apresenta as novas caras da elite mundial. Sempre ufanista, Tiago Brant destaca o excelente início de temporada de Jadson André, comemora o ingresso dos brasileiros Peterson Crisanto e Deivid Silva, mas diz acreditar que o azarão Soli Bailey pode impressionar. Já Edinho assume que espera bastante do jovem Seth Moniz, membro de uma das famílias mais tradicionais do surfe havaiano.