Depois das competições do circuito mundial QS serem paralisadas em março de 2020, o atleta Rafael Teixeira voltou para casa e por lá ficou durante os últimos meses. O capixaba ficava pesquisando swell ao redor do mundo, passagens áreas, e possíveis destinos, porém a entrada de estrangeiros na maioria dos países buscados estava vetada. Entretanto, conversando com um amigo local, ficou sabendo que as fronteiras do Peru tinham sido reabertas, e o país podia ser um bom destino para os treinos.
Rafael buscou informações e embarcou para Talara no dia 31 de dezembro, e lá teve a companhia de Segundo Vazques, um fotógrafo e filmmaker local. “Os primeiros dias não foram de muitas ondas. Essa época não é das melhores para as bancadas de Lobitos, então surfei alguns dias bem divertidos em Baterias, com água gelada e praticamente sozinho no pico. Logo estudamos um swell legal que estava para chegar mais ao norte do Peru, então aluguei um carro e partimos para Mancora”, contou Rafael. “Foram 10 dias de altas ondas por lá, com direito a água quente, sol e pouca gente no pico em alguns momentos do dia”.
Rafael segue extremamente focado. O surfista teve um início de 2020 incrível, o melhor de sua carreira: conquistou um terceiro lugar na Austrália e um nono no Marrocos. Ele apresentou um surfe de muita qualidade, e um amadurecimento grande no tour. Mas, infelizmente, a pandemia interrompeu esse bom início dele, porém, apesar da pausa nos eventos, o atleta continuou treinando todos os dias, com surfe pela manhã e físico pela tarde, visando estar 100% preparado para o retorno das competições.
Devido a tudo isso, o atleta tem colhido bons frutos fora d’água: recentemente renovou contrato com seu patrocinador principal, Lands, e também com seu copatrocinador, Los Chicos, restaurante mexicano, e nesta semana anunciou seu mais novo patrocinador, Central dos Colchões, uma das maiores revendedoras de colchão da cidade onde vive o atleta.
Vídeo Rafael Teixeira Surf Peru 2021
Imagens Segundo Vazques.
Edição Joao Vitor Moreira.