Filho do luso-brasileiro Ramon Laurean, piloto profissional de jet-skis com mais de 25 anos de experiência em surfe de ondas grandes, Tony Laureano herdou do pai a paixão pelo big surf.
O garoto de 15 anos começou a surfar quando tinha apenas 5 e cresceu com uma grande influência do que estava acontecendo em Nazaré e toda a descoberta da cena do Big Wave em Portugal.
Seu pai, Ramon Laureano, é uma lenda do big surf e pioneiro de Nazaré, responsável por algumas das operações de resgate mais sinistras já realizadas na Praia do Norte.
Com essas raízes e esse ambiente, não é de surpreender que Tony Laureano tenha começado a surfar em Nazaré muito cedo, e com o apoio da estrutura de resgate de seu pai, Tony teve a chance de sentir o gigante português em uma idade muito jovem e se sentir confortável na “zona de guerra”.
Agora, aos 15 anos, Tony já conta com algumas inscrições no concurso XXL Big Wave, tanto no tow-in quanto na remada, e tem uma boa quantidade de vacas pesadas, mas, acima de tudo, tem histórias que seus amigos do ensino médio só podem sonhar.
Sua prancha de surfe é exibida na Muralha do Surfista no Museu do Farol em Nazaré, ao lado de lendas do big wave como Garrett McNamara, Ross Clarke-Jones e Rodrigo Koxa.
Em Portugal, ele é respeitado como uma das maiores promessas do País no big surf e como o primeiro grande nome de uma geração que cresceu com Nazaré sendo “Nazaré”.
“Meet Tony” é um filme curto, filmado em Nazaré durante a temporada de inverno de 2018/2019, uma temporada especial em que Tony aprendeu que às vezes uma onda de 1 pé com vento maral no beach break pode ser tão perigoso quanto uma fechadeira cabulosa de 60 metros em Nazaré.
Para saber mais sobre o atleta, acesse o perfil @tonylaureano_surf no Instagram.