No final de junho o canal Now Now Media promoveu o “Skeleton Bay Shootout” evento que rolou ao longo de três dias em tubos de 2 metros sólidos e perfeitos, em Skeleton Bay, na Namíbia. De acordo com a organização a competição busca reconhecer os melhores surfistas do swell, na melhor onda do mundo, com regras simples: apareça e entre na onda.
Alguns nomes de relevo no cenário do surfe mundial marcaram presença, entre eles o australiano vice campeão mundial Taj Burrow; o lendário sul-africano Sean Holmes, responsável por fazer a mala de alguns tops mundiais em Jeffreys Bay, o big rider português Nic Voun Rupp entre outros. As mulheres foram representadas por Nadia Erostarbe, que levou o prêmio de NAM $ 5000 (cerca de 300 dólares).
Sobre os critérios de julgamento, um dos competidores resumiu bem a dinâmica:
“O ‘Skeleton Bay Shootout’ é um evento avaliado pelos próprios surfistas e é bastante underground. Ninguém realmente sabe quando acontecerá, ele simplesmente surgirá dependendo da ondulação e quem estiver lá, estará lá,” diz Eli Beukes, surfista sul africano.
“É bem legal porque em grande parte acontece por indicação: o melhor surfista do swell ou o que pegou o melhor tubo receberá o prêmio em dinheiro”, explica.
Entre os vencedores, Max Elkington foi o “Surfista do swell”, faturando NAM $ 10.000 (algo em torno de 600 dólares em conta de jornalista).
Já o prêmio para a “Onda do Evento”, de 10 mil doletas da Namibia, foi vencida por Jordy Maree.
Entre os locais o prêmio “Local Standout” que ofereceu NAM $ 5 mil ficou com Damien Lackey.
Os organizadores avisam que a primeira versão foi apenas um teste, mas que há planos de seguir realizando o evento.
Fonte Now Now Media