Eddie Would Go

A história de um mito

Documentário detalha momentos marcantes da vida e morte deste waterman, que é a maior lenda do surfe havaiano.

0

Edward Ryon Makuahanai Aikau (nascido em Kahului, Havaí, 4 de maio de 1946 – 17 de março de 1978) foi um salva-vidas e surfista profissional. Como o primeiro salva-vidas em Waimea Bay, na ilha de Oahu, ele salvou mais de 500 pessoas e se tornou famoso por vencer o conceituado evento Duke Kahanamoku Invitational Surfing Championship em 1977.

Nascido na ilha de Maui, Aikau foi o terceiro filho de Solomon e Henrietta Aikau. As palavras Makua Hanai no nome completo de Eddie Aikau significam pai ou mãe adotivo, protetor e protetor, na língua havaiana.

Ele era descendente de Hewahewa, o kahuna nui (sumo sacerdote) do rei Kamehameha I e seu sucessor Kamehameha II. Aikau aprendeu pela primeira vez como surfar no porto de Kahului, em seu litoral.

Mudou-se para a ilha de Oahu com a família em 1959 e, aos 16 anos, deixou a escola e começou a trabalhar na fábrica de conservas de abacaxi Dole; o cheque de pagamento permitiu a Aikau comprar sua primeira prancha de surfe.

Em 1968, ele se tornou o primeiro salva-vidas contratado pela cidade e condado de Honolulu para trabalhar na costa norte. A cidade e o condado de Honolulu deram a Aikau a tarefa de cobrir todas as praias entre Sunset e Haleiwa.

Nenhuma vida foi perdida enquanto ele servia como salva-vidas na Baía de Waimea, enquanto enfrentava ondas que frequentemente chegavam a 9 metros de altura ou mais. Em 1971, Aikau foi nomeado o salva-vidas do ano. Em 28 de fevereiro de 1978, o produtor de TV John Orland foi a última pessoa que Aikau resgatou na Baía de Waimea.

Em 1978, a entidade Polynesian Voyaging Society estava procurando voluntários para uma jornada de 30 dias e 2.500 milhas (4.000 km) para seguir a antiga rota da migração polinésia entre as cadeias de ilhas do Havaí e do Taiti. Aikau juntou-se à viagem como membro da tripulação.

A canoa de casco duplo Hōkūle’a deixou as ilhas havaianas em 16 de março de 1978. Ela desenvolveu um vazamento em um de seus cascos e posteriormente virou cerca de 19 km ao sul da ilha de Molokai.

Na tentativa de obter ajuda, Aikau remou em direção a Lanai em sua prancha. Embora o resto da tripulação tenha sido resgatado mais tarde pela Guarda Costeira dos EUA, o corpo de Aikau nunca foi encontrado. A busca por Aikau foi a maior da história do Havaí. Uma verdadeira lenda havaiana. Assista mais vídeos no canal Cumulus Productions.