Mesmo antes de completar sua primeira quinzena de temporada na Indonésia, o surfista baiano Gabriel Leal, 13 anos, já tem bastante história pra contar.
Ele atualmente está na ilha de Sumatra com os pais, Alexandre e Gerusa, e com a irmãzinha Julia, de 7 anos. A família Leal vai passar cerca de cinco meses pelas ilhas indonésias, em busca de ondas, aventuras e competições.
O vídeo que segue é do primeiro swell da temporada, em Nias, Sumatra. A família Leal já estava no local quando a ondulação chegou e Gabriel e o pai surfaram ondas que chegaram até 10 pés. Mesmo com um ouvido inflamado, Gabi se atirou na água e conseguiu fazer performances muito boas.
“Foi incrível. Onda grande, pesada, mas perfeita. Deu frio na barriga, mas graças a Deus deu para encarar e me divertir”, relata Gabriel Leal.
View this post on Instagram
Gincana – Na segunda semana nas ilhas, a família Leal participou de uma atividade muito interessante. Foi uma gincana de coleta de lixo na praia, junto com as crianças locais.
Lógico que quem mais gostou da brincadeira foi Julia. Mas Alexandre, Gerusa e Gabriel, claro, também participaram ativamente da ação. A Ilha de Sumatra, assim como a grande maioria das ilhas Indonésia, possui uma carência muito grande de infraestrutura e das condições básicas de sobrevivência.
“Apesar de morarmos no Brasil, que é um país com muitas necessidades, aqui na Indonésia as pessoas são bem mais carentes. Esse convívio nos faz aprender muito. São pessoas amigas e muito prestativas”, explica Gabriel Leal.
Temporada – A viagem à Indonésia faz parte de uma etapa do planejamento da carreira do atleta, que vai ter que se dedicar e focar bastante na sua evolução dentro e fora d’água. Durante a viagem ele também cumpre uma rigorosa rotina com as atividades escolares à distância.