Quem é carioca ou está familiarizado com a cidade, certamente conhece as diversas histórias sobre como as ondas de Copacabana foram afetadas pelo famigerado aterro que deu origem à Avenida Atlântica, principal via do bairro.
Entre as ondas mais tubulares da cidade, o Posto 5 de Copa, também conhecido como Puerto 5, uma alusão ao famoso beach break mexicano, é uma das joias raras da cidade. A ondulação encontra, primeiramente, a bancada do “Sorriso”, localizada a aproximadamente 800 metros da praia, e em seguida se depara com um raso banco de areia, formando tubos consideráveis.
No último swell de leste / sudeste que entrou no Rio, o fotógrafo Luciano Cabal estava atento aos movimentos da ondulação e partiu do Recreio, onde normalmente fotografa, para essa mini-expedição até a Zona Sul carioca, uma vez que são cerca de 30km do Recreio a Copa.
As ondas estavam com cerca de 2 metros. Na água nomes como Gabriel Sodré (tube rider frequentador assíduo de Puerto Escondido), Vitor Ferreira (competidor do QS), André Silva (ex-competidor do WQS), Pedro Ribeiro (longboarder e big rider), Anderson Pikachu (surfista da comunidade do Cantagalo que atualmente compete no QS e regionais profissionais), além de uma turma de bodyboarders e bodysurfers, entre eles Mateus França.
Altas imagens para contemplar e planejar a trip para o Puerto Escondido carioca.