Maior ilha do Caribe

Ondas escondidas de Cuba

Franceses exploram capital cubana em busca de um cenário de surfe entre rochas afiadas e ouriços.

0

O surfe em Cuba, maior ilha do Caribe, é cercado por alguns mistérios por conta das restrições impostas pelo regime socialista em vigor desde o final dos anos 50, depois de uma revolução para depor o então ditador Fulgencio Batista.

Os franceses do canal Over The Sea partiram para a capital Havana, onde um pequeno cenário de surfe tenta se desenvolver, apesar das dificuldades impostas tanto pelo regime como pelo embargo econômico à ilha, liderado pelo governo norte-americano.

O local mais frequentado e que é ponto de encontro dos surfistas da capital se chama La Setenta, onde se destaca o local Hector Cruz, que além de surfista também é skatista.

Segundo Cruz, em Cuba é possível ter dias de ondas divertidas sobre rochas afiadas infestadas de ouriços do mar. Portanto, entrar e sair da água às vezes pode ser complicado.

Durante a viagem, a galera decidiu pegar a estrada para Leste e cruzar a ilha em busca de ondas desconhecidas. A trip foi amplamente recompensada com a descoberta de vários tipos de ondas.

Fundos de pedra, boca de rio ou fundo de areia, o que se viu foram muitos cenários magníficos na orla da floresta tropical. Detalhe, sem ninguém na água!

Participaram desta trip os surfistas Erwan Simon, Gaël Vilain, Hector Cruz, Ivan Leonard Martinez Balbuena, Arley Perez Camacho e Jorge Oliva.

Assista mais vídeos no canal Over The Sea.