Novo Quebra-Mar

Um parque para todas as tribos

Galera do surfe santista fiscaliza obras do Novo Quebra-Mar em conjunto com as autoridades do município.

0

As obras da segunda fase do Novo Quebra-Mar, que consiste na remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), passaram pela vistoria de munícipes na manhã da última quarta-feira (30), por meio do Programa Fiscaliza Santos.

Equipes da TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e da Ouvidoria Municipal estiveram no local explicando e tirando dúvidas dos moradores.

Representantes da Associação Santista de Longboard, o presidente Carlos Roberto de Alencastro Guimarães, mais conhecido como Lobinho, e o vice Caetano Valentim também participaram da fiscalização. Além de serem munícipes atuantes, também se interessaram em vistoriar as obras em razão do evento de surfe que realizarão em abril, onde ocuparão parte do Emissário.

“É um festival, que será a primeira etapa do Campeonato Santista de Surfe, quando vamos utilizar a torre dos jurados, a arquibancada e um acesso lateral. Pedimos permissão à Prefeitura, que liberou esse espaço, mas, logo após o evento, aquela área também entrará em obra”, explicou Lobinho.

O vice e o presidente tiraram dúvidas com os engenheiros presentes e fizeram algumas sugestões, como a colocação de gradis ao redor do Quebra-Mar. “Fechando o parque, estaremos preservando o patrimônio do vandalismo”, sugeriu o presidente.

Para ele, “é importante o munícipe participar junto à Prefeitura, ainda mais de um projeto que realizará o sonho de muita gente, inclusive os nossos do surfe, do skate, basquete, patinação, todos. É um investimento que retorna não só para o santista, mas para o turista, e ainda valoriza a Cidade”.

O ouvidor municipal Rivaldo Santos agradeceu pela participação dos munícipes. “Nós fazemos esse programa para que a população conheça melhor as obras do Poder Público, acompanhe, pergunte sobre prazos e custos, e ainda deem sugestões, porque elas ajudam muito. Muitas vezes os engenheiros têm a visão técnica, mas quem vai usar tem outro olhar, e é disso que precisamos”.

Valentim, o vice-presidente, aprovou a oportunidade de dialogar com o poder público. “Agradeço por terem nos ouvido, fomos muito bem recebidos. Agora aguardo o resultado da obra e nos colocamos à disposição. Queremos nos doar ao parque, com o maior prazer”.

Lobinho ainda complementou: “Esperamos que os equipamentos sejam conservados e passem por manutenção. Se depender de nós, iremos fiscalizar para que saia tudo corretamente. Podem contar com a comunidade do surfe”.

As obras no Novo Quebra-Mar estão sendo realizadas por fases, com liberação gradativa de espaços ao público. Até o momento, já foram entregues a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o espaço pet, que conta com bancos para os donos de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro.

Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.

Os próximos equipamentos a serem entregues, com previsão até o fim de junho, são a quadra de basquete 3×3, pista de patinação, restauração do monumento criado pela artista Tomie Ohtake e o mirante. Também estão incluídas nas próximas fases a construção de uma pista de skate, novo playground com brinquedos e o parque de águas com fonte interativa e monumento instagramável.

Ainda estão previstas as obras de infraestrutura da praça de alimentação e iluminação, drenagem, hidráulica e elétrica, remodelação do piso e renovação do mobiliário, além das reformas da arquibancada e dos prédios que ficam no emissário, como o Museu do Surfe, torre dos jurados e a Escola Radical de Surfe, prédios de apoio com banheiros, o pórtico de entrada do parque e a pista de asfalto de acesso lateral.

Fonte Prefeitura de Santos