Projeto Ondas

15 anos de transformações

Prestes a completar 15 anos, Projeto Ondas beneficia mais de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

0
Projeto completará 15 anos em julho.

O Dia Mundial das Organizações Não-Governamentais, criado pelo jovem filantropo letão Marcis Liors Skadmanis para celebrar, reconhecer e colaborar as diversas ONGs espalhadas pelo mundo, é comemorado em 27 de fevereiro e celebrado em 89 países e em seis continentes. Apenas em 2019, de acordo com o IBGE, as ONGs brasileiras corresponderam a uma movimentação de 32 bilhões de reais na economia nacional.

Um destes exemplos é o Projeto Ondas, que promove a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, através do apoio escolar, prática do surfe e assistência psicossocial, completará em julho de 2022, 15 anos de suas atividades.

Criada e dirigida pelo surfista Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro em 1988 e 1992, a ONG já beneficiou mais de 700 jovens, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas.

“O Projeto Ondas nasceu com o objetivo de servir como um porto-seguro para nossas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e para amenizar a violação dos seus direitos. Para nós, é um privilégio muito grande, depois de 15 anos de existência, podemos colher bons resultados e esse é o nosso combustível. Nos move e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que focando nas crianças e adolescentes teremos jovens saudáveis e cidadãos de bem”, conta Jojó.

O Terceiro Setor, aliás, é essencial para o desenvolvimento das cidades e regiões e para o acolhimento de famílias mais necessitadas, como diz Marco Antônio Magalhães, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Guarujá.

“Neste período de Pandemia, as Organizações da Sociedade Civil foram e são o grande alicerce ao Governo, à Sociedade e principalmente aos mais necessitados, pelo altruísmo de seus colaboradores, pessoas abnegadas, que devotam suas vidas pela caridade e amor ao próximo.”, diz Marco, que parabeniza o Projeto Ondas pelos 15 anos de existência.

“Organizações da Sociedade Civil como o Projeto Ondas são cruciais para o desenvolvimento e futuro da cidade, visto que privilegiam o trabalho educacional e social com os jovens. É animador ver este exemplar trabalho na defesa e promoção da vida humana”, exalta.

Sobre Jojó de Olivença

Nascido em 20 de julho de 1967, em Ipiaú, no interior da Bahia, Jocélio de Jesus cresceu na estância hidromineral de Olivença, daí veio o nome pelo qual ficou conhecido no cenário do surfe: Jojó de Olivença.

De origem humilde, a paixão pelo mar e pelas ondas, começou quando ainda era adolescente. Jojó permaneceu estudando e começou a cuidar de carros e vender cocada e bolo de tapioca, já que as pranchas eram caras. Foi com a ajuda de amigos e turistas que ganhou seu primeiro equipamento para se dedicar aos treinos.

Não demorou muito para chamar a atenção de empresários e da imprensa. Jojó superou diversos desafios, como o preconceito por ser pobre e a falta de recursos, para se sagrar bicampeão brasileiro de surfe, em 1988 e 1992. Foi após o primeiro título que decidiu se mudar para o Guarujá, onde reside até hoje e criou o Projeto Ondas, que através do surfe, de reforço escolar e promoção da consciência cidadã, auxiliou mais de 700 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o Projeto Ondas

Completando 15 anos de existência em 2022, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700 jovens, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.

O Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, FUMCAD, Brasil Terminal Portuário, Banco Pan, Wilson Sons, Banco Daycoval e Santos Brasil, além de outros colaboradores, como Overboard, Ibis Style Guarujá, Delphin Hotel, Dona Eva, Anasol e Layr.