Mais um dia de show dos brasileiros. Gabriel Medina derrotou Julian Wilson, um dos seus maiores rivais no tour. E apesar de ter dominado toda a bateria, viveu momentos de tensão no finalzinho, quando o australiano pegou uma onda boa nos últimos segundos e a nota só saiu minutos após o término da bateria. Já vimos esse filme antes.
Silvana Lima se encontrou mesmo com as condições complicadas do mar em Tsurigasaki Beach. Venceu a portuguesa Teresa Bonvalot e agora terá a tetracampeã Carissa Moore pela frente.
Italo Ferreira demorou um pouco para achar boas rampas, mas quando começøu a voar não parou mais. O potiguar desbancou Billy Stairmand e se garantiu nas quartas.
A única baixa brasileira foi Tatiana Weston-webb, eliminada pela local japonesa Amuro Tsuzuki. Mas a derrota de Tati não foi a única zebra do dia.
Logo no início das oitavas de final da categoria feminina, duas tops da elite mundial foram despachadas. A heptcampeão mundial Stephanie Gilmore perdeu para a sul-africana Bianca Biutendag. Já a francesa Johanne Defay foi eliminada pela portuguesa Yolanda Sequeira.