Previsão das Ondas

Sob domínio da alta pressão

Segundo oceanógrafo Heitor Tozzi, power ciclone invade o Atlântico neste sábado e domingo.

0
Forte tempestade invade o Atlântico Sul no sábado e domingo.

Hoje vou mandar a previsão bem rapidinho, tal como, este ciclone que passou. Vai esquentar bastante, esperando um power ciclone que invade o Atlântico no sábado e domingo.

Domingo o tempo vira, e vira forte!

A alta pressão subtropical ainda domina a costa Sul e Sudeste do Brasil, e faz com que os ciclones tenham uma trajetória quase reta de oeste para leste. Porém, toda reta é um pedaço e uma curva… então este swell, mesmo que rápido, vai gerar ondas de S-SE em todo a costa até sexta-feira.

Este sim passou rápido, e mandou uma ondulação boa, completamente sem vento para fechar esta semana no Sul / Sudeste, e proporcionar um fim de semana de ondas no Nordeste.

Esta semana a previsão ainda é de ondas na faixa de 1 metro e 1,5 em desde o sul (terça/quarta), sudeste (quarta/quinta/sexta) e nordeste (sexta/sábado).

Já subiu no Sul, e a ondulação chega ao litoral Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro nesta quarta-feira, provendo mais uma condição clássica para o feriado. Sem vento de manhã cedo e terral durante todo o dia.

Sexta-feira já começa a baixar no Sul e teremos um feriadão de temperaturas altas, deixando o Atlântico ainda com águas mornas. As ondas ficam com altura significativa de 1 metro na quinta na costa sul e se mantém pequenas até domingo.

No sudeste de SE, nesta quarta-feira, altura significativa de 1,5 m algumas maiores, com condições perfeitas até sábado. Baixa para 1 metrão na quinta e sexta e cai pra 0,5 metro no sábado e domingo, praticamente flat.

Terça, quarta e quinta, este swell vai passar rápido, vai esquentar bastante e uma nova e forte tempestade invade o Atlântico Sul no sábado e domingo.

Esta ondulação chega à costa nordeste na quinta de S-SE, e na sexta é que rola o clássico. Porém, também vai baixar rápido devido à forte influência da alta tropical, ficando em média com 0,5 metro no sábado e domingo. Provavelmente teremos vento de leste/sudeste, bem constante e não muito forte, é a cara da brisa marinha que acompanha o swell.

Já no norte, as condições não são nada boas para esta semana, ondas pequenas e vento de alísios de SE não favorecem as condições de surfe. Pelo menos é isso que indica o Wave Watch 3, modelo de previsão de ondas apresentado pelo Windy.

Ciclone esperado para sábado promete sacudir o Atlântico Sul.

Sábado, as condições mudam radicalmente, com um ciclone bem poderoso que vai invadir o Atlântico pelas Malvinas, e que trará uma condição de ondas bem grande para a próxima semana.

No sul, entra no domingo, no sudeste, na segunda-feira fim de tarde. Porém, vou mudar os dias de previsão para segunda-feira e quinta-feira, justamente para entrar em sincronia com estas novas tempestades. Assim, a galera que procura entender a evolução dos ciclones e da geração de ondas, vai poder se atualizar na terça e sexta pela manhã.

Heitor Tozzi
Oceanógrafo e Mestre em Estudos Costeiros, trabalha com morfodinâmica de praias e impacto de tempestades na costa desde 1991, quando fez parte do 1º grupo de Sentinelas do Mar (Watching Waves in Brazil). Como pesquisador já embarcou em navios de Norte a Sul do Brasil, Golfo do México, Angola e Indonésia. Velejador e surfista nas horas vagas, atualmente é pesquisador do doutorado em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde estuda os processos de Interação Oceano-Atmosfera para geração dos Ciclones.