Jogos Olímpicos

O’Leary na defesa do Japão

Pedido de Connor O'Leary para competir pelo Japão é aprovado e aumentam chances dele obter qualificação para Jogos Olímpicos.

0
“Quando era criança esquecia a minha linhagem japonesa para me tentar integrar na cultura australiana”, diz Connor O’Leary, decidido a defender o Japão nos jogos olímpicos.

Connor O’Leary, que até hoje competiu sob a bandeira australiano, é filho da surfista japonesa Akemi Karasawa. O surfista, que terminou o CT 2023 em 11º lugar no ranking, já tinha anteriormente expressado a sua vontade de passar a competir pelo Japão, e submeteu o seu pedido no passado dia 5 de junho.

A transferência agora foi oficialmente aceita. Isso faz de O’Leary o candidato mais provável a conseguir a vaga final da equipa japonesa para os Jogos Olímpicos de 2024.

O’Leary disse durante uma entrevista que teria sido muito bom conseguir a qualificação pela Austrália, mas que, considerando o atual momento da sua carreira, vê a mudança para o Japão como uma forma de expandir os seus horizontes. A sua mãe mencionou os fãs japoneses que “apoiaram Connor durante a sua carreira, pelo que representar essas pessoas seria muito positivo”.

O’Leary quer ser um exemplo para a nova geração de surfistas japoneses e faz menção ao seu colega do Tour Kanoa Igarashi, que também o vê como um exemplo a seguir.

Para além do lado prático e da procura pela qualificação, O’Leary revela um aspecto mais pessoal da sua decisão, quando partilha que, ao crescer na Austrália, a sua dupla nacionalidade era motivo de um conflito interior.

“Quando era criança esquecia a minha linhagem japonesa para me tentar integrar à cultura australiana”. “Em casa”, conta a mãe, “era japonês, mas na rua era australiano”. Com o tempo, o atleta foi percebendo que “ser multicultural é muito especial”, e decidiu que quer “dar ênfase a esse aspecto”.

Fonte Surf Total