PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

0

E chega ao fim a XIII edição dos Jogos Pan-Americanos de Surf e SUP com um show de surfe por parte dos brasileiros nas ondas de Punta Rocas, Lima, Peru.

 

A equipe brazuca mais uma vez teve uma atução espetacular com direito a medalha de ouro para Caio Vaz na prova de SUP Wave, midaldiade que rendeu mais duas medalhas ao Brasil: Leco Salzar e Aline Adisaka, que ficaram com o bronze. Carlos Bahia, que competiu no longboard também fez bonito e conquistou a medalha de prata em uma final que dividiu opiniões contra o local e campeão do mundo da modalidade Benoit “Piccolo” Clemente.

 

Na somatória geral de pontos o Brasil conquistou a medalha de prata equanto o Peru, donos da casa, fizeram jus ao favoritismo e conquistaram a medalha de ouro por equipes. O último dia do PASA foi, de uma maneira geral, concentrado em disputas entre Peru e Brasil.

 

NO SUP WAVE UMA DISPUTA PARTICULAR ENTRE BRASIL E PERU

 

No SUP Wave feminino Aline Adisaka não conseguiu repetir o bom desempenho que teve ao longo da competição e caiu na semifinal contra a peruana Vania Torres, enquanto Fernanda de Freitas caiu diante da experiente Brissa Malaga (PER). Na final entre peruanas, Vania ficou com a medalha de ouro, enquanto o bronze foi disutado entre as brazucas Aline e Fernanda, com vitória de Aline que encerrou sua participação no Pan trazendo duas medalhas de bronze para o Brasil.

 

Já entre os homens novamente uma batalha particular entre Brasil e Peru. Primeiro Leco Salazar pegou uma pedreira pela frente contra Sebastian Gomez não conseguindo superar uma das grandes promessas do SUP mundial em uma bateria bem disputada. Em seguida, Caio Vaz levou a melhor contra Jose “Jarita” Gomez, pai de Sebastian.

 

Na finalíssima Caio pois a prova seu sangue frio e veia de competidor conseguindo superar Sebastian e a calorosa torcida peruana, incluindo o locutor do evento, que poderia ser menos parcial e mais informado sobre a trajetória de Caio. Enfim. O fato é que a medalha de ouro ficou para Caio Vaz e Leco, por sua vez, superou Jarita na disputa pelo bronze garantindo mais uma medalha para nosso país que provou mais uma vez ser uma potência do stand up paddle mundial.

 

Nesse quesito, é importante mencionar o excelente trabalho realizado pela comissão técnica composta por Marcelo Esquilo e João Renato que com pouco tempo conseguiram um eficiente apoio aos atletas brazucas.

 

NAÇÕES MEDALHIAS DO PASA 2017

 

Ouro: Peru

Prata: Brasil
Bronze: Argentina

 

Resultados completos e quadro de medalhas podem ser conferidos no site pasasurf.org.

 

HIGHLIGHTS DAS FINAIS DO PASA 2017

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

 

SUP Race garante quatro medalhas para o Brasil

Brasil na briga pelo ouro