Competições

Contagem regressiva para o Aloha Spirit Festival

0
800x450

O maior festival de esportes aquáticos da América Latina entra na contagem regressiva para receber a primeira etapa de 2017, em Ilhabela. Foto: Reprodução.

 

Começa a contagem regressiva para o maior festival de esportes aquáticos da América Latina. Nos dias 17, 18 e 19 de Março, na praia do Perequê, em Ilhabela, recebe a primeira etapa do circuito será realizada e de acordo com a organização, 2017 já será uma preparação para 2018, quando o evento completará 10 anos de vida.

 

 Aloha tem crescido bastante não só nas modalidades esportivas, mas também naquilo que acontece na areia e para o público presente. São atividades sempre voltadas para quem não está competindo, abertas aos acompanhantes, turistas, moradores locais, mantendo o evento dentro daquilo para o que foi criado que é a interação entre pessoas, atletas, faixas etárias e etc.

Falando dos que vão competir, são aproximadamente 1.500 atletas por etapa, que costumam representar de 12 a 15 estados brasileiros, valendo fazer menção aos do Amazonas, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, entre outros que inclusive não são banhados por mar, mas apenas por água doce como Minas Gerais.

 

O Aloha Spirit é o maior evento de esportes aquáticos da América Latina e na última apuração feita há dois anos atrás, ele já era o 5º maior do mundo em número de modalidades, pessoas, público, entre outras análises. Acredita-se que o evento já ocupa até uma posição mais acima, mas isso ainda não pode ser afirmado.

 

960x638

Atual campeã brasileira de SUP race, Lena Guimarães Ribeiro está entre os atletas de elite que prestigiam o festival. Foto: Reprodução.

 

A reunião de atletas de elite em cada uma das modalidades e a grande massa de atletas amadores é algo que fomenta a troca de experiências e a partir daí novos nomes ou ídolos surgem. Lena Ribeiro, atual campeã brasileira de Stand Up Paddle, diz que no Aloha fica feliz por perceber como é admirada e influenciadora de pessoas. Não é incomum vê-la dando autógrafos e sendo solicitada para fotos e selfies.

 

Em 2017 o embaixador do Festival, o canoísta Fernando Fernandes, volta às competições do Aloha, testando o novo sistema de comunicação por via Bluetooth, fixado no remo, que comandará o leme do surfski na mão. Este teste dando certo, será um grande avanço para a modalidade, facilitando assim canoístas que não tem os movimentos da cintura para baixo. Fernando diz estar bastante empolgado por voltar a competir, principalmente no disputado ambiente do Aloha Spirit.

 

Canoa Havaianas nas mais diferentes categorias e com a presença de grandes times como a SAMU que já é considerada um dos melhores times do mundo, natação em águas abertas com provas de 1.000, 2.000 metros, o “Desafio Vila Perequê” onde os atletas largam do centro de Ilhabela e após 3.500 metros chegam na arena do evento e o Water Relay, prova de revezamento que promete ser empolgante. Prova realizada em equipe mista onde cada nadador fará o percurso de 200 metros, até que todos completem a prova. Cada transição será na areia e isso vai envolver o público. Triathlon Waterman, apneia e o paddleboard, completam as provas realizadas no mar.

 

2449x1234

O Festival contará com três etapas em 2017. Foto: Reprodução.

 

Neste ano o Aloha coloca a primeira modalidade na areia que será o Slackline. Em parceria com uma das melhores marcas mundiais, a Gibbon, as feras participarão de um campeonato muito caprichado e com grande torcida, já que o público no Aloha sempre é bastante grande.

 

Já à noite, o cinema ao ar livre, que tem o patrocínio da Booking.com através da Lei Rouanet e realização do Ministério da Cultura, exibirá gratuitamente filmes sobre esportes e para crianças também. Exibidos gratuitamente em um painel de Led de altíssima definição. A organização promete surpresas aos que lá estiverem. Deficientes visuais e auditivos, terão áudio descrição e Intérprete de LIBRAS, tornando o Festival Aloha Spirit de Cinema, inclusivo.

 

Muitas outras coisas vão acontecer: Feira de equipamentos, slackline, stand up paddle, yoga, supyoga, espaço para soltura e alongamento, bandas e festa, fazem parte do evento.

 

O Aloha Spirit está trazendo 12 taitianos entre músicos, professoras de dança e atletas, que estarão lá para animar e ensinar sua cultura e o jeito feliz de viver.

Estar no Aloha Spirit para competir ou simplesmente para passar um belo final de semana em um ambiente bastante familiar é a grande dica para março. O circuito passará ainda por Cabo Frio no Rio de Janeiro nos dias 3, 4 e 5 de Junho e em Salvado na Bahia nos dias 22,23 e 24 de Setembro.

 

Maiores informações estão no site: www.alohaspirit.com.br

 

O circuito tem o patrocínio da Booking.com, apoio da Linktel, Sea Doo e realização / produção da Associação Magna de Desportes e Ecooutdoor Sports Business. A transportadora oficial é a GOL linhas aéreas.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS SUPCLUB

 

Saiba antes e fique por dentro das próximas competições e eventos nacionais acessando o mais completo e confiável calendário de eventos de SUP e Va’a do Brasil – clique aqui.

 

SupClub.com.br, o portal de todos os eventos.