Espêice Fia

Do icq ao uêivis

0

Fabio Gouveia e o Toshibazin que impregnava na sala da ASP. Foto: Arquivo Pessoal.

Há muitos anos eu queria ter Fábio Gouveia entre os ilustres colaboradores do Waves. Mas, por algumas razões ainda não havia surgido o momento certo para o convite.


Depois de publicar vários vídeos enviados por ele como cortesia ao site e principalmente depois de ver o palco da entrega do Prêmio Fluir@Waves quase vir abaixo de tantos aplausos quando ele recebeu o troféu Pepê Lopes, senti que havia chegado o momento de formalizar o convite.


E aí está o Espêice Fia para a galera fã do Fabinho, e que ele carinhosamente chama de lugar dele no uêivis, com muito orgulho e muita alegria, afinal, trata-se de um cara especial, um dos maiores surfistas da história, carismático pai de família, filho ilustre da Paraíba, gente fina toda vida e amigo do não menos ídolo o também paraibano Chico Padilha.


Valeu, Fabinho, obrigado por aceitar o convite e bem-vindo à família uêivis, que nunca mais será a mesma depois de sua entrada triunfal, valeu! (Alceu Toledo Junior)

 

Lá no já longíquo ano de 98, fui apresentado ao tal do computador, leia-se internet, pelo amigo visionário Renan Tavares Rocha, o “comprido”.

 

Na época, Renan trabalhava para seu site recém-criado com mais dois sócios e amigos, Rogério Mandeta e Pipo, o G-Zero.

 

Pilhado também por outro amigo, João “Pentelho” Henrique, do pioneiro Swell Fax, comprei minha máquina, um PC tartaruga e que na época andava até “rapidinho”, talvez até mais rápido do que nosso conhecido amigo da Fórmula 1, brincadeirinha… hehehehe.

 

O negócio viciou e, no inverno havaiano daquele ano, já estava com meu notebook Toshiba chamando atenção de toda a cúpula da ASP. Mas, vish, logo deu pra perceber que a indústria eletrônica andava na velocidade da luz: em três meses o “Toshibazin” já estava ultrapassado. Inacreditável!

 

Naquela época eu estava trabalhando também no site G-Zero e comecei a participar de todo aquele perrengue que o Renan passava – mandar textos e fotos usando as mesmas “linhas discadas” que o “créu” da ASP.

 

Lembro das caras que o Pierre Tostee (ex-top da ASP e fotógrafo), entre outros, fazia quando nos via chegando ao trailler com os lap tops embaixo do braço, pois marinheiro de primeira viagem sempre tinha uma pergunta a fazer ao cara no momento em que ele estava mandando as fotos do dia de competição de algum evento.

 

Nessa de tirar as dúvidas, Mano Ziul e principalmente o Robson “Gordinho” Andueza” (ambos da Beach & Bite), empresa que implantou o sistema de computação na ASP, eram muito pacientes conosco e sempre ajudavam. O lance foi crescendo, a surfistada se empolgando e logo todo top tinha seu computador.

 

Primeiro eram os e-mails e o período de descobertas em variados sites. Depois, as colunas, as personal web pages, icqs, skypes, msns e por aí. Hoje em dia, só os surfistas profissionais mais rústicos ou desplugados mesmo não tem suas máquinas, pois em plena era digital, a informação e o retorno à jato para os patrocinadores é uma ordem. Aliás, faz parte do “pacote”.

Não me acostumei ainda com a ferramenta da atualidade, o tal do twitter, mas muito tempo atrás eu já mandava uns tuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiter, tuaaaaaaaareter… hehehehe…

 

Brincadeiras à parte, ainda prefiro a tal “coluna”, que aqui chamo de “espêice fia”, e que no bom “fianês” significa o espaço do fia no “uêivis”.

 

Recebi o convite da turma recentemente devido a alguns videos diferenciados que havia enviado para o site e que tiveram ótima receptividade dos internautas.

 

“Tuiiiiitadas” com mais de 140 caracteres, lógico, relacionadas ao universo do surf aparecerão quinzenalmente. Para mim é um grande prazer trabalhar com essa grande família Waves, que, aliás, amplia-se a todos os usuários e “surfistas” do site. Abraços & boas ondas.

 

 

Fábio Gouveia
Campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS em 1998. É reconhecido como um ícone do esporte no Brasil e no Mundo. Também trabalha como shaper.