Biruzera Longboard

Festival valoriza o clássico

0
1200x771

Festival conta com demonstrações de surfe clássico, exposições, música ao vivo, yoga, cinema e outras atrações em Itapirubá. Foto: Divulgação.

 

Com o intuito de honrar o estilo single fin clássico, o Biruzera Longboard Classic abre a janela de espera neste sábado (11), na praia de Itapirubá, em Imbituba (SC).

A ideia do encontro surgiu de um grupo de amigos com o intuito de honrar o estilo ‘single fin’ clássico do longboard, uma das disciplinas mais antigas e estilosas dentro do gênero.

 

O evento acontece no canto norte da praia de Itapirubá, que se divide entre os municípios de Imbituba e Laguna. A janela de espera vai até o dia 9 de dezembro, no aguardo das condições ideais ao estilo que dá nome ao festival: “biruzera”.

 

A palavra ‘biruzinho’ ou ‘birú’ tem origem nas gírias de surfistas locais antigos de Imbituba, que utilizavam essa palavra para se referir às ondas pequenas.

 

“Será um evento totalmente fora do padrão de um campeonato convencional, já que os 30 longboarders convidados irão surfar e também serão os juízes. A ideia principal não é a eliminação nas baterias, mas sim compartilhar o lineup e se divertir com os demais participantes”, comenta o shaper Felipe Siebert, um dos organizadores do evento.

 

Além das demonstrações de surfe clássico, o encontro conta com exposições de artistas locais, música ao vivo, yoga, foodtrucks, cinema na beira da praia, exposição de pranchas antigas e outras atrações.

 

Os organizadores deixam bem claro que o espírito do evento é festivo e descontraído. Longboarders de todos os níveis, idades e gêneros vão compartilhar o mar destacando manobras clássicas e risadas.

 

O campeão não será premiado e só é permitido usar pranchas acima de 9 pés, single fin e sem leash. A explicação do funcionamento das baterias pode ser encontrada no site Biruzera e no perfil @biruzeralongboard no Instagram.