Joaquina recebe seletiva

0

Fábio Gouveia é uma das atrações da abertura da Seletiva Petrobras em Florianópolis (SC). Foto: Fábio Minduim.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é a melhor opção para se alcançar a divisão de elite do esporte.

 

São apenas três etapas que classificam 10 surfistas para o novo grupo do SuperSurf, que a partir de 2008 será composto por 44 competidores.

 

O primeiro desafio começa nesta quinta-feira e vai até domingo na praia da Joaquina.

 

A prova terá lotação máxima de inscritos, pois desde a semana retrasada o limite de 140 participantes está esgotado, com cerca de 30 surfistas fora da etapa de Florianópolis (SC).

 

As próximas estão marcadas para junho na Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), e a final em outubro nas poderosas esquerdas da praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

 

No ano passado, o carioca Leonardo Neves não deu chances e faturou o título brasileiro da divisão de acesso vencendo as três etapas.

 

Mas, ele entrou na elite do WCT e pelas regras da ASP não pode mais participar de eventos não válidos pelo circuito mundial. Com isso, não poderá defender o título conquistado de maneira impressionante.

 

Em Florianópolis, foi inaugurado um novo sistema de disputa com baterias homem-a-homem a partir das quartas-de-final, formato que continuará sendo utilizado neste ano.
 
A competição terá duas rodadas iniciais de 24 baterias, uma terceira fase de doze baterias e uma quarta com seis confrontos, até aí tudo com quatro competidores dentro d’água.

 

Depois, os doze classificados são divididos em quatro baterias de três atletas e os dois primeiros colocados de cada avançam para as quartas-de-final, quando as disputas passam a ser no formato homem-a-homem.
 
Em cada etapa são distribuidos um total de R$ 40 mil em prêmios e a vitória vale mil pontos no ranking da divisão de acesso do circuito brasileiro Profissional.

 

No ano passado, o carioca Simão Romão tentou um bicampeonato consecutivo na seletiva até a última etapa, mas não teve como parar um inspirado Leonardo Neves, que ganhou todas para faturar o título com um fantástico índice de 100% de aproveitamento.

 

Já o pernambucano Sávio Carneiro conseguiu repetir seu desempenho terminando novamente como vice-campeão brasileiro da divisão de acesso, à frente de Simão.

 

As provas foram realizadas nas mesmas praias escolhidas para este ano, com a abertura na praia da Joaquina, a segunda já confirmada para os dias 30 de junho a 3 de julho na Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), e a última para 4 a 7 de outubro em Saquarema (RJ).
 
E a etapa de estréia da seletiva será disputada com atletas de alto nível. O campeão Leonardo Neves está impedido de participar, mas várias estrelas que já representaram o país no WCT marcam presença como Peterson Rosa (PR), Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE), Yuri Sodré (RJ), Guilherme Herdy (RJ), Renan Rocha (SP), Jojó de Olivença (BA), Joca Júnior (RN), Fábio Silva (CE) e Tadeu Pereira (SP).

 

Além deles, entre os 140 inscritos estão grandes valores da nova geração do surf brasileiro e muitos integrantes da elite nacional, pois a divisão principal do circuito brasileiro começa na semana seguinte, de 11 a 15 de abril na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

 

As três etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino e o Festival Petrobras de Surfe são organizadas pela RM Sports e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm a Petrobras como principal patrocinadora, com a prova de abertura em Santa Catarina também contando com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes, da marca Lui Lui e do Cris Hotel, além da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ).

 

Ranking do ano passado

 

1 Leonardo Neves (RJ) 3.000 pontos
2 Sávio Carneiro (PE) 2.220
3 Simão Romão (RJ) 2.200
4 Diego Rosa (SC) 1.840
5 Danilo Costa (RN) 1.640
6 Wilson Nora (BA) 1.630
7 Ricardo Ferreira (SP) 1.560
8 William Cardoso (SC) 1.550
9 David do Carmo (SP) 1.520
10 Leandro Bastos (RJ) 1.500
11 Angelino Santos (CE) 1.480
12 Edgley Santos (SP) 1.460
13 Thiago Bianchini (SC) 1.450
14 Gustavo Fernandes (RJ) 1.324
15 Bruno Santos (RJ) 1.290
16 Renato Galvão (SP) 1.290
17 Felipe Martins (CE) 1.290
18 Flávio Costa (BA) 1.270
19 Odirlei Coutinho (SP) 1.270
20 Flávio Tavares (SP) 1.250