Competindo em casa e com a torcida toda ao seu lado, Samuel Pupo garantiu, sem grandes dificuldades, a final do Rip Curl Grom Search Internacional, realizado neste sábado, 02 de maio, na praia de Maresias.
Com um discurso confiante desde o início do evento, o garoto soube se impor dentro da água e ditou o ritmo de todas as baterias que disputou. Samuel investiu nos aéreos e achou facilmente o caminho para conquistar este importante título de categoria de base mundial, conhecido por revelar futuros integrantes da WSL, e já vencido por Gabriel Medina em 2010 na Austrália.
Na bateria decisiva, o surfista local pegou algumas ondas intermediárias até acertar na escolha de uma esquerda, que ele trabalhou muito bem, começando com uma batida, depois uma rasgada, performance que lhe garantiu 9,75 e o título em casa
Samuca falou a FLUIR Waves sobre a vitória, a pressão e, de quebra, você confere a sequência do aéreo que rendeu a nota 10 ao garoto na semifinal, quando ele igualou a somatória feita por Gabriel Medina, 19.75, na campanha vitoriosa de 2010.
“PURA VIDA”
Entre as meninas, Leilani McGonagle, da Costa Rica, garantiu a primeira conquista internacional no surf para o seu país. A costarriquenha cresceu no momento certo da competição e apareceu de surpresa para faturar a taça em cima da australiana Jaleesa Vicente, que tinha a maior nota na decisão, mas não conseguiu outra boa pontuação.
“Vim como wildcard e estava confiante, porque treinei muito. Fiquei muito feliz, principalmente porque é um campeonato tradicional”, comemorou Leilani, que mora e treina em Pavones. Fã de Medina, a garota de apenas 15 anos tinha um motivo a mais para vibrar. “Foi um privilégio vencer aqui na praia de Gabriel, uma honra levantar a taça a mesma onda que ele aprendeu a surfar”, completou a surfista.
O EVENTO
Gabriel Medina, o anfitrião, ficou feliz em recepcionar os finalistas em “sua casa” e elogiou o nível técnico do evento, relembrando 2010, quando foi campeão internacional, na Austrália.
“É legal ver essa nova geração, ao vivo, ainda mais aqui em Maresias, onde tudo começou, onde sempre surfei”, destacou. “Muito legal ver essa molecada quebrando e veio a lembrança dos meus tempos de amador, acrescentou Medina.
Fernando Gonzalez, diretor do campeonato, demonstrou-se satisfeito com o evento. “Conseguimos o que estávamos buscando, que era colocar a competição nos dois melhores dias de onda nessa semana que ficamos na espera. E realmente conseguimos, tanto no primeiro dia, com ondas desafiadoras, quanto no sábado com ondas mais divertidas, mas perfeitas”, comentou.
RESULTADOS FINAIS 2015
MASCULINO
1 Samuel Pupo (BRA)
2 Kei Kobayash (EUA)
3 Lens Arancibia (FRA)
3 Kehu Butler (NZL)
5 Raju Sena (IND)
5 Heitor Duarte (BRA)
7 Gaspar Larragneguy (ARG)
7 Roberto Araki (CHI)
FEMININO
1 Leilani McGonagle (CRI)
2 Jaleesa Vicente (AUS)
3 Caroline Marks (EUA)
3 Raiha Ensor (NZL)
5 Ariane Oshoa (ESP)
5 Kayane Reis (BRA)
7 Lorrana Lima (BRA)
7 Cinta Hansel (IND)
TODOS OS CAMPEÕES DO RIP CURL GROM SEARCH INTERNACIONAL
2015 – Samuel Pupo (BRA) e Leilani McGonagle (CRI)
2014 – Pat Curren (Estados Unidos) e Brisa Hennessey (Hawaii)
2013 – Leonardo Fioravanti (Itália) e Tatiana Weston Webb (Hawaii)
2012 – Dylan Lightfoot (África do Sul) e Tatiana Weston Webb (Hawaii)
2011 – Mitch Parkinson (Austrália) e Nikki Van Dijk (Austrália)
2010 – Gabriel Medina (Brasil) e Bianca Buitendag (África do Sul)
2009 – Thomas Woods (Austrália) e Nikki Van Dijk (Austrália)
2008 – Dale Staples (África do Sul) e Malia Manuel Jones (Hawaii)
2007 – Tyler Newton (Hawaii) e Tyler Wright (Austrália)
2006 – Owen Wright (Austrália) e Alana Blanchard (Hawaii)
2005 – Mason Ho (Hawaii) e Nikita Robb (África do Sul)