Surftrip leva as gatas para Ubatuba

0

#O Circuito Brasileiro de Surf Profissional Feminino prossegue nos dias 18 e 19 deste mês com a 2ª etapa do Festival Surftrip de Surf Feminino, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (litoral norte de SP). A competição deve reunir cerca de 60 atletas nas categorias profissional e iniciantes.

Uma das grandes expectativas é a participação das duas brasileiras que disputam o WCT (elite do surf mundial) – a cearense Tita Tavares e a catarinense Jacqueline Silva. As duas surfistas, que figuram entre as 15 melhores do mundo, estarão de folga no Circuito Mundial até o WCT no Rio de Janeiro, em outubro, e devem disputar o evento. Este é o 2º ano que a rede de surf shops Surftrip realiza o campeonato brasileiro profissional exclusivo para as mulheres.

Até agora, Tita e Jacqueline não conseguiram estar presentes, devido à coincidência de datas com as etapas do Mundial. “Vai ser um reforço excelente para o campeonato. O objetivo do Surftrip é incentivar o crescimento da categoria e a presença de duas tops do Circuito Mundial será um grande acontecimento para as novatas”, destaca o vice-presidente da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Paulo Issa, organizador do Circuito. “A etapa de abertura foi um grande sucesso, com surfistas de vários estados, e esperamos repetir este bom desempenho agora em Ubatuba e na decisão, em Maresias”, completa.

O Festival Surftrip terá três etapas, cada uma com premiação de R$ 3 mil e distribuição de 1.500 pontos para a vencedora no ranking nacional. A decisão do título acontece na praia de Maresias, em São Sebastião, também no litoral norte de SP, nos dias 20 e 21 de novembro. Na 1ª etapa, realizada na praia do Tombo, em Guarujá, a carioca Andréa Lopes saiu na frente, ao derrotar na final a grande revelação do campeonato, Taís de Almeida, de Saquarema/RJ.

Andréa, 25 anos, está perseguindo o único título que não possui no Brasil. “Já fui campeã brasileira amadora, paulista, carioca e espero levar este ano o profissional para no ano 2.000 voltar ao Circuito Mundial”, destaca. Outra grande expectativa da etapa será o desempenho da pequena Taís. Com apenas 14 anos, ela desbancou várias favoritas, como a atual campeã brasileira, Brigitte Mayer, e ainda teve fôlego para disputar e vencer a categoria iniciantes, para competidoras com pouca experiência.

Depois de ter inovado na etapa de abertura com a criação da categoria iniciantes, o Festival Surftrip terá mais uma novidade a partir de Ubatuba, a Goofy Best Wave. A melhor onda da disputa será premiada com R$ 300. O campeonato tem co-patrocínio de Huihine, Local Motion, Redley, Hang Loose e Wagon. Apoio: Prefeitura de Ubatuba, Goofy Girls, FreeStyle e Thyola Surfboards. Organização: Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: Abrasp.