GoPro

A vida em vários ângulos

Confira entrevista exclusiva com Caio Neumann, gerente de comunicação e marketing da GoPro Brasil.

0
Caio Neumann – gerente marketing GoPro Brasil – maio 2024Arquivo pessoal.
Caio Neumann – gerente marketing GoPro Brasil – maio 2024

A GoPro é muito mais do que uma simples câmera de ação. Desde sua origem, a marca tem buscado inovação e evolução para proporcionar aos seus usuários uma experiência de captura única e imersiva.

Em uma entrevista exclusiva, Caio Neumann, Gerente de Comunicação e Marketing da GoPro Brasil, compartilha insights sobre a trajetória da marca, sua abordagem em relação ao conteúdo, estratégias de marketing e planos futuros. Acompanhe essa conversa para conhecer mais sobre o universo GoPro e sua visão de inspirar as pessoas a perseguirem suas paixões.

Nathan Florence produz conteúdo regularmente com sua GoPro.Divulgação.
Nathan Florence produz conteúdo regularmente com sua GoPro.

A GoPro nasceu como uma câmera de ação, contudo, atualmente ela mostra-se bem mais versátil, como a empresa pensa nessa questão?
A GoPro nasceu até antes da câmera de ação. Ela nasceu de uma vontade do fundador Nick Woodman, de se capturar enquanto surfava. O primeiro produto na verdade era um “strap” para prender câmeras que já existiam, de filme, e poder tirar fotos de si mesmo enquanto pegava ondas. Foram dois anos até a primeira HERO nascer, uma câmera de filme 35mm. Só em 2006 a primeira câmera digital chegou ao nosso line up. Em 2009, a primeira câmera HD, em 2014 a primeira 4K.

Nick Woodman – CEO da GoPro testando sua invenção.Arquivo pessoal.
Nick Woodman – CEO da GoPro testando sua invenção.

A cada ano buscamos evoluir mais e mais as soluções de captura, com isso vieram o Hypersmooth, tecnologia de estabilização que é referência.. O ponto principal é que antes da câmera de ação existia uma vontade de se capturar de forma imersiva e diferente. Os produtos foram respostas à essa vontade.

Conforme apresentávamos as soluções as pessoas foram se apropriando dessa maneira de capturar conteúdo delas mesmas e dos outros e foram utilizando os produtos conforme as paixões que elas mesmas tinham em termos de atividade – viajar, cozinhar, brincar com os filhos, com seus pets, mergulhar, surfar, andar de moto, tocar algum instrumento e por aí vai.

No que diz respeito à geração de conteúdo, como a marca se posiciona em termos de equipe, que tipo de conteúdo vocês acham mais interessante?
Nossa produção de conteúdo é tão versátil quanto nossas câmeras. Temos uma equipe global de produtores de conteúdo, mas acreditamos que cada usuário de GoPro faz parte dessa equipe.

Uma das maneiras em que nos comunicamos e incentivamos os usuários é o GoPro Awards. Ele existe desde 2015 e é um programa para reconhecer e recompensar toda a comunidade de criadores que utilizam câmeras GoPro. O programa oferece prêmios em dinheiro e é uma maneira de celebrar a comunidade de usuários e o talento de seus membros na captura de momentos emocionantes e inspiradores.

J.OB. no Backdoor, North Shore de Oahu, Havaí.

O conteúdo mais interessante é o mais emocionante, uma criança aprendendo a andar de bicicleta, um bombeiro salvando um gatinho de um incêndio, seu primeiro salto de paraquedas, sua primeira onda, aquela vista incrível numa viagem ou o seu cachorro vindo te dar um oi na porta de casa. Muitas vezes é um ângulo incrível que você captura uma imagem e ninguém mais pensou – como colocar uma de nossas câmeras em um carrinho de brinquedo, ou numa garrafa d`água.

Nossos clientes ao redor do mundo dão vida à nossa marca. Vocês nos ajudam a ver o mundo de novas maneiras e nos motivam a fazer mais. Por isso a GoPro se tornou uma marca incansavelmente inovadora, duas de nossas câmeras receberam prêmios Emmy, um grande reconhecimento técnico audiovisual. Nos esforçamos para ser uma força positiva, celebrando tudo o que é incrível e inspirando as pessoas a perseguirem suas paixões.

Qual é a abordagem da GoPro para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo de câmeras de ação?
Acredito que é a mesma abordagem desde o início, buscar trazer as melhores soluções para sanar a vontade inicial, como capturar conteúdo imersivo e de qualidade praticando as atividades pelas quais somos apaixonados. Nossa missão está muito fundamentada nisso. Aqui na GoPro, somos apaixonados pelo nosso propósito – acreditamos que compartilhar e reviver nossas experiências torna a vida mais significativa e divertida.

Com uma Go Pro e criatividade muitos ângulos podem ser descobertos.Divulgação.
Com uma Go Pro e criatividade muitos ângulos podem ser descobertos.

Como a GoPro utiliza as midias sociais e outras plataformas de marketing digital para se conectar com os consumidores e promover seus produtos?
As redes sociais são importantes para nossa marca porque é onde todo o potencial criativo dos nossos usuários é compartilhado. Desde o início da empresa, quem usa uma câmera GoPro se empodera de uma ferramenta criativa muito forte, sempre lançamos produtos robustos, câmeras e acessórios que aguentam qualquer tipo de atividade e entregam conteúdos poderosos.

Não só isso, também oferecemos o Quik App e a assinatura GoPro, porque entendemos nosso line up de produtos como um ecossistema para as pessoas capturarem, gerenciarem e compartilharem seus momentos mais épicos e de maneira mais imersiva e interessante possível – e elas fazem isso nas redes sociais.

 

Somos reconhecidos pelo UGC (User Generated Content). Compartilhamos em nossos canais os conteúdos dos usuários como forma de dar uma plataforma com mais alcance para as ideias e paixões que cada usuário possui e captura.

Quais são os principais desafios enfrentados pela GoPro em termos de marketing e como a empresa está lidando com esses desafios?
Acredito que o grande desafio de todas as marcas hoje é o de se destacar diante da cacofonia que existe nos muitos canais de comunicação disponíveis, digitais ou não. Nesse aspecto a curadoria dos conteúdos que compartilhamos é muito importante. Precisamos oferecer conteúdos que ressoem com as paixões das pessoas, que as inspirem.

Como a GoPro trabalha com influenciadores e atletas para promover seus produtos e aumentar a conscientização da marca?
Nós recebemos mensagens todos os dias de influenciadores buscando apoio para seus perfis ou projetos. Os brasileiros são um dos públicos mais apaixonados e engajados com a marca no mundo e isso se reflete na comunidade de influenciadores digitais.

Hoje apoiamos diretamente cerca de 20 embaixadores, membros da GoPro Family, que vão desde videomakers a atletas de diversas modalidades, viajantes, blogueiros etc. Nós buscamos identificar os mais apaixonados e que melhor utilizam nossas soluções para inspirarem seus públicos. Buscamos criar e convidá-los para eventos, viagens e experiências únicas em que possam explorar todo o seu potencial criativo.

Muitos desses perfis podem ser encontrados no próprio site da GoPro, no The Current, um blog em que trazemos desde dicas para utilizar a GoPro nas suas atividades preferidas, quais produtos são mais legais para cada atividade, dicas de fotografia e filmografia e suas histórias de vida.

Quais são os planos futuros da GoPro Brasil em termos de posicionamento da marca?O principal posicionamento é o de ser uma marca facilitadora na missão de criar soluções para as pessoas capturarem, gerenciarem e compartilharem conteúdos imersivos e de alta qualidade para que as pessoas possam se inspirar a perseguirem suas paixões.

Canais citados na matéria Surfline GoPro