Com 236 atletas de dez estados, o Hang Loose Surf Attack 2018 começa nesta sexta-feira (18), num dos picos mais tradicionais da história da modalidade, a Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
O evento segue até domingo e terá transmissão ao vivo pelo Waves. Esta é a primeira das quatro etapas do Circuito que definirá os campeões paulistas de base da temporada.
O destaque fica para a estreia da categoria Feminina sub-16.
“Ampliamos as disputas para três dias e teremos lotação máxima, confirmando o sucesso do Circuito, que sempre revelou grandes nomes para o surfe mundial. O Hang Loose Surf Attack é uma escola de competir na prática”, destaca o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério, agradecendo a parceria com o patrocinador, pelo 24º ano consecutivo.
“Começamos as disputas do Paulista de base em 1988 e desde 95 temos a parceria com a Hang Loose, que sempre acreditou no trabalho e fortaleceu a revelação e formação dos novos valores. O circuito vem sempre crescendo e prova disso é que agora temos a feminina, uma antiga reivindicação e ampliamos as vagas, abrangendo mais atletas de outros estados, que gera um intercâmbio muito importante”, complementa Silvério.
Nesta sexta-feira, as disputas têm início às 8 horas, com a categoria sub-14. Depois, entram no mar os atletas caçulas da sub-10 e, na sequência, às 10h30, a estreia da Feminina, mais um momento histórico no campeonato. Ainda na parte da manhã competirão os surfistas da sub-12. As quatro categorias voltam ao mar no período da tarde.
No sábado, já serão realizadas as baterias finais das quatro disputas. O evento recomeça às 8h e as decisões serão realizadas das 10 às 11h20. Depois, os atletas mais velhos da sub-16 e sub-18 entram no mar. As duas categorias fecham a etapa no domingo, com as baterias finais a partir das 13h e a premiação, prevista para 13h40.
Os cinco atuais campeões do Circuito estão confirmados na etapa e o catarinense Wallace Vasco chega em Ubatuba querendo agora o título na sua faixa etária, a sub-16. No ano passado, ele foi campeão sub-18 e o vice sub-16. Entre as meninas, a novidade da temporada, nomes como Sophia Medina, Isabela Saldanha, Luiza Marques e Nairê Marquez (ambas competindo em casa), as cariocas Júlia Duarte, Júlia Camargo e Maju Freitas (que já compete também no QS) e a paulista radicada em SC, Pamella Mel, aparecem como destaques.
O Hang Loose Surf Attack 2018 tem os patrocínios de Overboard Action Sports Store, Surf Trip, Super Tubes, Hot Water, Kyw e Sthill. Co-patrocínio: Rhyno Foam e CT Wax. Apoio: Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Organização: Federação Paulista de Surf.