ISA

Três federações reconhecidas

International Surfing Association (ISA) reconhece federações das Ilhas Virgens Britânicas, Kuwait e Romênia e apoia desenvolvimento do esporte nos países.

0
Surfista kuwaitiano em ação no país do Oriente Médio.

A International Surfing Association (ISA) soltou no último dia 13 de fevereiro um comunicado onde diz reconhecer as Ilhas Virgens Britânicas, na América Central; Kuwait, no Oriente Médio; e Romênia, na Europa, como novas nações filiadas. Os três países são os 114°, 115º e 116º membros a serem oficialmente identificados pela ISA.

Segundo a ISA, a ação demonstra o crescimento global do surfe e a capacidade de expansão para novos territórios e de ligação com novos públicos.

Ilhas Virgens Britânicas – A Associação Nacional de Surf das Ilhas Virgens Britânicas (British Virgin Islands National Surfing Association) junta-se à ISA depois de organizar com sucesso competições nacionais e construir uma comunidade a nível nacional ao longo de vários anos. A missão da organização é criar um ambiente para que os atletas disputem os campeonatos mundiais da ISA.

Como parte da estratégia de desenvolvimento, as Ilhas estabeleceram um plano que inclui o aumento do envolvimento dos jovens, promoção de melhores práticas ambientais, melhoria da infraestrutura e uma melhor identificação de talentos.

Clique aqui e confira detalhes da Associação Nacional de Surf das Ilhas Virgens Britânicas.

A adesão está sujeita à aprovação final da Assembleia Geral Anual da ISA.

Kuwait – Com a missão de criar uma coletividade de surfe vibrante no país, o Comitê de Surf do Kuwait (Kuwait Surf Committee) se une à ISA como o 115º país membro. A federação se esforça para inspirar e educar os atletas do país.

Os objetivos de desenvolvimento a curto e longo prazo incluem melhorar o acesso à modalidade no país, para atrair novos participantes, garantir melhores equipamentos e recursos para treinamento, estabelecer um centro de treino de surfe no Kuwait e ter mais competições e eventos regionais.

Os valores fundamentais do Kuwait Surf Committee são paixão pelo esporte, comunidade, respeito pelo oceano, educação e inclusão. Para saber mais sobre o Kuwait Surf Committee, clique aqui.

Romênia – A Federação Romena de Surf (Federatia Romana de Surfing) tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento de surfe em todo o país – com novos e jovens surfistas que praticam a modalidade ano após ano.

A primeira competição nacional romena foi realizada em 2018 e o evento continua sendo realizado anualmente sob a alçada da Federação. A Romênia também sediou cursos de treinamento e instrução da ISA em 2018 e 2023 para treinadores no Mar Negro.

A Romênia também participou de seu primeiro evento ISA no Mundial Pro Junior em 2023 no Brasil, representado pelo atleta Aris Voicu.

A entidade planeja aumentar a participação e entendimento de surfe na Romênia, formar mais treinadores e juízes da ISA e desenvolver mais competições no país.

“Estamos felizes em receber as Ilhas Virgens Britânicas, Kuwait e Romênia na nossa família global. Continuaremos trabalhando com eles para apoiar o desenvolvimento do surfe e inspirar novos atletas e fãs que abracem o nosso esporte”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“É agradável anunciar três membros de três continentes diferentes que são nações não tradicionais no esporte. Isto mostra o poder do surfe para interagir com pessoas de todas as partes do mundo que partilham o nosso amor pelo oceano e pela natureza”, continua.

“Estamos entusiasmados em ver a formação e crescimento de eventos nacionais nessas nações para impulsionar o surfe competitivo e ajudar a criar uma nova geração de talentos, que esperamos que em breve possam disputar no cenário internacional”, fala. “Mal posso esperar para ver mais jovens surfistas desses países deslumbrantes, indo para o oceano, melhorando suas habilidades e almejando um dia competir nas Olimpíadas”.