ISA World Longboard

Cerimônia celebra nações

Abertura do ISA World Longboard Championship reúne 129 atletas de 39 países em El Sunzal, El Salvador. Edição atual bate recorde de participantes.

0
Recorde de 39 nações no ISA World Longboard Championship 2024.

Um recorde de 129 atletas de 39 países celebrou a abertura do ISA World Longboard Championship 2024, em El Sunzal, El Salvador. A edição deste ano marca um momento histórico para o evento, superando o recorde anterior de participação de 118 atletas de 33 nações, estabelecido em 2023, também em El Salvador. A competição no país da América Central vai até o próximo dia 25.

Representantes de cada nação subiram ao palco, cada um hasteando a bandeira de seu país para a Cerimônia das Areias do Mundo. A areia de cada nação foi colocada em um recipiente para simbolizar a reunião pacífica das nações do mundo através do surfe.

Entre as atletas presentes na comemoração estavam a atual medalhista de ouro feminina da França, Alice Le Moigne, além de oito atletas de países que participam pela primeira vez do evento. Coreia do Sul, Nicarágua e País de Gales são estreantes no evento em El Sunzal.

Organizadores e autoridades prestigiaram a cerimônia, incluindo a Ministra do Turismo de El Salvador, Morena Valdez, e o Diretor Executivo da ISA, Robert Fasulo. O presidente da ISA, Fernando Aguerre, dirigiu-se aos atletas por meio de uma mensagem de vídeo:

“Eu amo Sunzal. Pratiquei longboard sempre que estive em todas as diferentes competições. Tenho certeza que vocês farão coisas maravilhosas nessa onda”, diz. “Esperamos que daqui a um ano o longboard faça parte dos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles. Temos trabalhado muito para que a modalidade mais antiga do surfe faça parte da competição. Vocês já fazem parte desta incrível Nações Unidas do surfe, com um número recorde de atletas vindos de um número recorde de países”.

A Ministra do Turismo de El Salvador, Morena Valdez, enfatizou a importância do evento para o país. “Estou entusiasmada por receber 129 dos melhores longboarders do mundo, de 39 países diferentes, nos cinco continentes. Bem-vindo a El Salvador, esta é a sua casa, um lugar onde você encontrará mais de 70 locais para surfar ao longo de 300 quilômetros de costa. E o mais importante, queremos compartilhá-los com todos vocês”, fala.

“Isso não seria possível sem a visão do Presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Sua visão para o Surf City mostrou, mais uma vez, que podemos realizar nossos maiores sonhos com determinação, disciplina, transparência e, principalmente, desejo de viver em um país melhor. Queremos ser um exemplo para o mundo inteiro”, finaliza.

Fonte ISA