A organização do Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii decidiu dar o sinal verde para a transmissão ao vivo do big swell desta sexta-feira (23) no litoral catarinense.
A programação deve ter início por volta das 9 horas (de Brasília) e será realizada pelo canal de YouTube da cervejaria Dado Bier e também aqui pelo Waves.
Após muita indecisão gerada entre os especialistas, devido à previsão atípica, a organização de prova optou por dar o sinal verde e apostará, novamente, em um pico alternativo de big surf, desta vez no litoral norte de Santa Catarina.
Conforme alguns big riders catarinenses, a especificidade desta ondulação – muito virada para Leste e relativamente próxima à costa – apresenta aspectos prejudiciais aos picos mais tradicionais de ondas grandes do estado como Silveira e Cardoso.
Desta maneira, a organização apostará novamente em um pico alternativo, raro de quebrar. Saulo Lyra, uma das lendas do surfe brasileiro, é um dos surfistas locais que acha necessário dar oportunidade para o norte de Santa Catarina, pois não é toda hora que aparece um swell de leste com bom tamanho para a região. “A costa norte do estado é mais virada para Leste, ou seja, mais propícia a receber este swell”, afirma Saulo.
“As ondas no norte do estado poderão estar menores do que no sul, porém, não é toda hora que quebram com esse tamanho. Também teremos a oportunidade de ver os atletas locais pegando ondas grandes nestes picos. É uma aposta, mas que poderá oferecer um ótimo entretenimento aos espectadores”, destaca o veterano surfista.
A data escolhida para a transmissão é sexta-feira (23). O local da praia que receberá a transmissão vai ser revelado somente na hora, para evitar qualquer tipo de aglomeração e colaborar com as medidas de prevenção à Covid-19.
“Lembramos a todos que não é um evento, e sim apenas uma simples transmissão ao vivo do big surf que estará acontecendo no local, com o objetivo levar entretenimento às pessoas que estarão em distanciamento social, no conforto e segurança dos seus lares”, reforça Reinaldo Jaeger, um dos organizadores do evento.
O Prêmio Surfland Big Waves Brasil distribuirá R$ 30 mil em dinheiro, além de produtos e serviços, para as melhores ondas surfadas na remada (dentro do território catarinense) nas categorias: Maior Onda Dropada (foto) e Melhor Performance em Onda Grande (vídeo). A disputa acontece no formato interativo e a janela de espera vai até o dia 18 de junho de 2021.
A apresentação é da Mormaii. Co-patrocínio: Cervejaria Dado Bier. Apoio: Banco Remessa On Line, Apneia Surf Brasil, Hennek Surfboards, Session Store, Cigana’s House, Baiuka Pousada e Restaurante, Açaí Barbacuá; Site Waves, Index Krown, Protetor Solar Sun Tech e Advogada Flavia Correa Vieira. Realização: Big Waves Brasil (BWB) e Swell Eventos. Toda a competição é homologada e supervisionada pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), que também fará parte da Banca Julgadora.