Chloé Calmon

Filmes pra inspirar

Chloé Calmon dá a letra sobre os filmes que inspiram o surfe e sua vida. Já pode anotar!

0
Depois de conquistar o bicampeonato sul-americano no Saquarema Surf Festival 2021, Chloé Calmon conta quais filmes a inspiram pro surfe.

Filmes de surfe são grandes aliados dos surfistas. São essenciais para os dias de flat e também para inspirar manobras e estilo. Mas nem sempre quando você está com tempo para assistir, você sabe o que escolher. Pra dar uma força, o Waves preparou, junto com a bicampeã sul-americana de longboard, Chloé Calmon, uma lista bem bacana de filmes inspiradores. Já anota ai.

1. The Seedling

“The Seedling” é um documentário que conta a história de um pequeno grupo de surfistas de log da Califórnia. Foi filmado inteiramente em 16 mm por Thomas Campbell, no México, França, Califórnia, Havaí e Ilhas Canárias. “The Seedling” é um presente para quem quer se inspirar no surfe clássico.

2. Sprout

“Sprout” também foi filmado pelo lendário cineasta Thomas Campbell. É cotado como um dos melhores filmes de surfe das últimas décadas. Um filme de contra-cultura. Em uma era dominada por piscinas de ondas, propulsores e vídeos virais no Instagram, é fundamental olhar para a autêntica cultura do surfe pelos olhos talentosos de Thomas.

3. The Heart and The Sea

O filme “The Heart and The Sea” foi dirigido pelo premiado diretor australiano Nathan Oldfield. Ele acompanhou os surfistas Dave Rastovich e Lauren Lindsey Hill durante três anos para contar uma história que vai além do surfe. É um filme visualmente deslumbrante e faz o público sentir a devoção do diretor ao oceano, à família, aos amigos e a convivência no mar.

4. The Church of The Open Sky

Também de Nathan Oldfield, The Church of The Open Sky foi filmado na Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Sri Lanka. O filme apresenta Dave Rastovich, Lauren Lindsey Hill, Tom Wegener, Belinda Baggs, CJ Nelson, Alex Knost, Johnny Abegg, Neal Purchase Jr, Jasson Salisbury, Devon Howard e muitos outros.

Assim como os seus outros filmes, essa produção mais recente também é um poema de amor visual exuberante. O filme é uma representação inspirada e cativante da experiência que só o surfe traz.

5. Trouble (by Lisa Andersen) 

O filme Trouble conta a história da tetracampeã mundial Lisa Andersen. Ela descobriu o surfe quando tinha 13 anos, mas não era algo que seus pais concordavam. Seu pai, certa vez, quebrou sua prancha de surfe, e Lisa traçou um plano de fuga. Decidiu ir para Huntington Beach, deixando um bilhete que dizia: “Indo para a Califórnia para me tornar campeã mundial de surfe”. E assim o fez. Trouble conta a jornada de Lisa. O surfe é só um belo cenário, mas a história real de sua vida é comovente. É a história de uma mulher americana que se fez sozinha.

6. Another State of Mind 

CJ Nelson, um dos surfistas mais incríveis e criativos de todos os tempos, é acompanhado por Harley Ingleby, Jai Lee, Dane Peterson, Belinda Baggs, Robin Kegal, Alex Knost, Vince Felix, Christian Wach, Tyler Warren, Chad Marshall, Joel Tudor. Este filme redefine o longboard moderno.

Trata-se de surfar com a prancha que melhor se adapta às condições do dia. Voltar ao básico, abandonar qualquer forma preconcebida ou popularmente aceita de surfar ondas. Longboards, monoquilhas ou triquilhas, pranchas curtas modernas, retrô ou de última geração. O filme diz: “Simplesmente surfe com todas elas.”

7. Girls Rip

“Girls Rip” mostra a explosão de talentos no surfe feminino. Apresentando muitas das melhores longboarders do mundo, surfando em Malibu, Rincon, Huntington, Swami’s, Cardiff Reef e outros picos clássicos. Este vídeo é imprescindível para quem aprecia o surfe de longboard, mas principalmente para as mulheres que surfam ou que querem surfar.

8. Stephanie in the Water

Stephanie Gilmore ganhou seu primeiro campeonato mundial aos 17 anos. Nos quatro anos seguintes, ela liderou o esporte, conquistando títulos mundiais consecutivos de maneira indiscutível. Um acontecimento violento encerrou abruptamente sua seqüência de vitórias. Stephanie in the Water é um documentário íntimo que narra o retorno de Gilmore ao topo e o peso de seu quinto título mundial. Hoje ela é heptacampeã mundial.