Ver essa foto no Instagram
Cícero Júnior, fotógrafo profissional e dono da Prosurfer, Surf House em Fortaleza (CE), salvou três homens de afogamento na manhã dessa segunda-feira (27) na Praia do Futuro (CE), juntamente com o colega e professor de surfe Vini, além de outros dois guarda-vidas.
O Waves falou com o fotógrafo e ele relata como foi o incidente: “Estava fazendo um vídeo-análise e um professor da minha escola de surfe estava dando aula. De repente, vimos um homem acenando e pedindo socorro. Então, chamei o Vini para fazermos o resgate”.
“Chegando lá, eram três vítimas e, para nossa sorte e das vítimas, nós estávamos com uma prancha soft 9.0 pés. Então, tínhamos material para resgatá-los. Porém, não conseguimos chegar à terceira vítima, conseguimos resgatar dois e o terceiro depois graças aos bombeiros, pois já se encontrava bem distante da corrente de retorno”, completou.
“Depois de estabilizá-los na prancha, na sequência chegaram mais dois guarda-vidas que nos acompanharam até a areia”, contou.
“O que nos surpreendeu em meio a adrenalina e emoção do resgate, foi quando estávamos retornando à escola, fomos procurados pelas três vítimas e seus familiares, e surgiu uma criança, aparentemente 10 anos e nos agradeceu pela vida do pai, pois ali seria o maior presente dela, era seu aniversário naquele dia. Ficamos sem palavras. Falei para eles agradecerem a Deus. E não perderam a oportunidade de me pedir o vídeo do salvamento”, completou Cícero.
“É importante frisar que todo e qualquer salvamento é preciso estar seguro e ciente de que sem experiência e um objeto flutuante (boia/prancha), é quase impossível agir na emoção. Pode deixar a situação que já está grave, ainda mais crítica, pois ao invés de salvar, você pode acabar se afogando. Nunca se sabe a reação da vítima na sua luta pela sobrevivência”, alerta.
“E quero ressaltar aqui, o trabalho do corpo de bombeiros, que nos prepara com um projeto chamado “Surf Salva”. Então, sabemos como agir e o que fazer na ausência deles, ou até que eles cheguem ao local da ocorrência. Agradeço a Deus por nos usar como instrumento de vida e nos proporcionar esse momento de êxito diante destas vidas salvas”, finaliza.
Segundo Cícero, ele só fez o registro do salvamento depois de se certificar que os banhistas estavam em segurança e fora da zona de perigo.
Os turistas que foram resgatados, contaram que são de Goiás e estavam em Fortaleza a passeio.
Afogamentos são frequentes, por isso é importante sempre respeitar os próprios limites e o mar. Conhecer técnicas, fazer cursos de salvamento e ter uma preparação, possibilita salvar vidas. Também é necessário, em casos de afogamento, acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente.