Local que pertence à propriedade privada há mais de 100 anos, o Hollister Ranch terá o acesso totalmente liberado ao público até 2022 na região de Santa Bárbara, Califórnia (EUA).
De acordo com o decreto assinado por Gavin Newsom, governador da Califórnia, o público terá total permissão para entrar na fazenda por terra e acessar seus 13 quilômetros de praias até abril de 2022.
Também será crime, punível com multas pesadas, qualquer tentativa de “impedir, atrasar ou obstruir” a passagem a essas praias protegidas e que pertencem ao município de Santa Bárbara.
Há quase quatro décadas existem conflitos sobre o acesso do público ao litoral da fazenda. Por anos, os surfistas precisaram ir de barco, enfrentar trilhas obscuras ou conseguir permissões especiais para surfar as cobiçadas direitas que quebram ao longo do terreno do Hollister Ranch.
Mas, apesar de ser um apelo da população, o decreto assinado por Newsom no último mês de outubro dividiu a comunidade do surfe no sul da Califórnia. Segundo locais que frequentam o pico há décadas, isso tornará o crowd insustentável na região.
Com mais de 58 km², o terreno do Hollister Ranch foi comprado por William Welles Hollister após a Guerra Civil, como parte de uma grande aquisição. O local continuará sendo propriedade privada e é uma das últimas áreas costeiras ainda não desenvolvidas no sul da Califórnia.
Teoricamente, as praias ao longo do rancho já eram abertas ao público de acordo com a lei estadual da Califórnia, mas o acesso sempre foi dificultado pelos proprietários do rancho.