Alguns surfistas parecem ler perfeitamente uma onda, algo que tem a ver com sintonia, conhecimento e um talento natural. No caso do havaiano bicampeão mundial John John Florence, podemos afirmar que a onda de Haleiwa é um desses casos. As direitas pesadas do lugar se encaixam perfeitamente com o power surf de JJ que tem nas curvas em alta velocidade, rasgadas com muita pressão, além de uma leitura única para tubos. Exageros à parte, em algumas ocasiões parece que um foi criado para o outro.
No vídeo acima produzido por John John Florence, somos guiados por uma jornada que não apenas explora a história de Haleiwa, mas também destaca a presença marcante de surfistas de diferentes gerações que moldaram esse cenário. Entre eles Sunny Garcia, que aparece arrepiando e vencendo um evento da Tríplice Coroa; Kelly Slater, que aparece surfando quando jovem e recentemente no pico; além de Carissa Moore, Ezekiel Lau, Jack Robinson, entre outros.
John John Florence falou sobre sua relação com a onda:
“Haleiwa sempre foi uma das minhas ondas favoritas. É muito divertido relembrar as eliminatórias do surfe no Menehune Contest (campeonato para jovens havaianos) com os mesmos amigos com quem surfo hoje. Obrigado ao Joel Centeio por fazer parte disso, e ao resto da comunidade do Ali’i Beach Park. Obrigado também aos videomakers que apoiaram e enviaram clips.”
Fonte John John Florence