Ver essa foto no Instagram
Tiare Beatriz Couto, filha mais velha do surfista de ondas gigantes Danilo Couto, faleceu em um acidente ocorrido durante a virada do ano no Havaí. O atleta baiano fez uma comovente postagem em suas redes sociais na noite do último domingo (5). Segundo o GE, a causa do acidente não foi divulgada.
“‘Quem tem Deus como império no mundo não está sozinho ouvindo sininhos’. Minha filha, descanse em paz e tranquila, sua missão foi cumprida com excelência, ensinou o verdadeiro amor por onde passou. Siga amando ensinando e com sua energia contagiante. Viva a sua nova jornada divina. Eternamente te amarei”, escreve Danilo no Instagram.
Nascida em Oahu, Tiare cresceu ao lado do pai. Ela o acompanhou em momentos históricos, como a conquista do XXL Global Big Wave Awards em 2011, quando subiu ao palco para celebrar a onda de 20 metros surfada em Jaws. Tiare cursava Estudos Ambientais e Ciência Política na Universidade de Utah, em Salt Lake (EUA).
Homenagem da Universidade de Utah
No dia 1 de janeiro, a Universidade de Utah publicou uma entrevista concedida por Tiare em 9 de dezembro de 2024. Na publicação, os editores expressaram suas condolências aos amigos e familiares.
“Cresci em uma pequena comunidade na costa norte de Oahu, Havaí, onde a defesa do meio ambiente era a norma. Eu ia de bicicleta para a escola todos os dias e minha família usava nosso carro cerca de uma vez por mês para ir ao Costco (mercado). Cultivávamos a maior parte de nossa própria comida e ajudávamos nas limpezas de praia todos os meses.
Quando me mudei para Salt Lake City, percebi que isso não era o caso em outros lugares. No meu primeiro dia do ensino médio, fiquei tipo: ‘por que todo mundo tem um garfo de plástico?’ Embora fosse algo menor, isso me ajudou a perceber que havia muito espaço para mudanças.
Me envolvi com o Sierra Club durante o ensino médio. Enquanto estava no ensino médio, trabalhei com um representante do clube para criar um plano de energia limpa para o Distrito Escolar de Canyons para eventualmente fazer a transição para 100% de energia renovável.
Essas experiências de defesa me levaram a me formar em estudos ambientais e de sustentabilidade e ciências políticas. Adoro cuidar do planeta e quero adquirir as habilidades necessárias para encontrar pontos em comum com pessoas que têm pontos de vista diferentes dos meus”.
Fontes GE e Universidade de Utah
O Waves envia sinceras condolências aos familiares e amigos de Tiare Beatriz Couto.