Filhos de Teahupoo

Guardiões olímpicos

Documentário Filhos de Teahupoo explora conexão dos locais Tahurai Henry e Gilbert Teave com pico taitiano através das lentes de Tim McKenna.

0

Teahupoo, Taiti, banhada pelo Oceano Pacífico, ostenta uma das melhores e mais belas ondas do mundo. Além da perfeição da onda em si, o cenário envolvente é composto por verdes montanhas e uma densa selva. Tudo isso em conjunto faz com que o lugar atraia surfistas de todos os cantos do planeta.

Mas para alguns, não há necessidade de longas viagens aéreas para desfrutar desse paraíso. Tahurai Henry e Gilbert Teave, por exemplo, nasceram lá e, por isso, têm a imensa sorte de vivenciá-lo todos os dias.

Motivados por essa profunda conexão com o lar, surfistas como Tahurai e Gilbert dedicam-se à preservação do local e à transmissão da cultura local às próximas gerações. Mais do que mestres das ondas, eles são herdeiros de uma rica e preciosa história, guardiões de uma cultura vibrante que pulsa em cada canto de Teahupoo.

Entre aqueles que vêm de fora, há quem também contribua, de uma forma ou de outra, para a preservação. O fotógrafo e cinegrafista Tim McKenna, por exemplo, realiza um trabalho de documentação de Teahupoo há mais de 25 anos, desde a Millennium Wave, passando pelas competições da WSL e, agora, os Jogos Olímpicos.

Ele viu a forma como os surfistas, e o próprio surfe, foram crescendo e mudando, e o papel que esta onda desempenhou nisso. O seu legado passa, também, pelo olhar que ele lança sobre Teahupoo e seus surfistas locais.

Com toda essa narrativa, Tim McKenna registrou os momentos de Tahurai Henry e Gilbert Teave no pico para o documentário Children of Teahupo’o (Filhos de Teahupoo, em tradução livre) e o trabalho ficou impecável. Vale demais o play!

Assista mais vídeos no canal Oxbow.

Fonte Surf Total