A WSL não abriu mão do segundo dia da janela de espera do Open J-Bay, etapa do Tour que acontece nas direitas de Jeffreys Bay, África do Sul.
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas de meio a 1 metro e boa formação, com séries demoradas, foram disputados os confrontos pendentes da primeira fase feminina e toda a repescagem masculina. Na sequência, os duelos da repescagem feminina fecham a quarta-feira.
Depois da bateria que marcou a classificação de Tatiana Weston-Webb direto ao round 3 e a ida de Silvana Lima para o round 2, os homens retornaram ao outside em J-Bay.
Na abertura da repescagem, Jack Freestone fez uma bela apresentação e totalizou 15.93 pontos para avançar junto com o compatriota Ryan Callinan (2º), deixando em terceiro o wildcard sul-africano Beyrick De Vries.
O confronto seguinte também marcou a queda de um wildcard, com o francês Jorgann Couzinet caindo diante do havaiano Seth Moniz e do australiano Adrian Buchan.
Na terceira bateria, o francês Jeremy Flores conseguiu uma virada na última onda e garantiu a vitória com 15.84 pontos. O português Frederico Morais acabou em segundo com 13.23, seguido pelo brasileiro Jessé Mendes, eliminado em terceiro com 11.83.
Finalizando o round 2 masculino, uma batalha 100% brasileira entrou em cena em Jeffreys. Com 13.07 pontos, Peterson Crisanto levou a melhor e fez dobradinha com Willian Cardoso, autor de 12.20. Pior para Jadson André, que terminou em terceiro com 11.86.
Os confrontos da próxima fase já estão definidos e o primeiro brasileiro a entrar em ação é o atual campeão mundial Gabriel Medina, escalado no terceiro confronto diante do californiano Griffin Colapinto.
Defensor do título da etapa, com duas vitórias consecutivas, Filipe Toledo volta a encarar o wildcard sul-africano Michael February, já superado pelo brasileiro na abertura da prova.
Com previsão de ondas ainda menores no próximo dia da janela de espera, a WSL já anunciou uma folga antecipada. A próxima chamada acontece na madrugada da sexta-feira, às 2:30h (horário de Brasília).
Previsão das ondas
O swell deve perder ainda mais força no próximo dia, apesar de um leve pulso previsto para a noite desta quarta.
Na sexta-feira, um swell mais intenso pode chegar a J-Bay, levando ondas acima de 2 metros nas séries depois do meio-dia. O vento terral tende a soprar até o meio da tarde, virando para um maral moderado no restante do dia.
No sábado, a previsão é de ondas um pouco menores, mas ainda bem consistentes, e vento variando de terral a maral durante todo o dia.
As ondas seguem diminuindo no domingo, mas ainda oferecendo ótimas condições para o surfe, com vento terral.
No momento, a previsão indica ondas bem menores na segunda-feira (15/7).
Há boa possibilidade de novas ondulações na reta final da janela de espera. O prazo para encerramento da etapa vai até 22 de julho.
Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.
Round 2
1 Jack Freestone (AUS) 15.93, Ryan Callinan (AUS) 11.40, Beyrick De Vries (AFR) 11.14
2 Seth Moniz (HAV) 14.27, Adrian Buchan (AUS) 12.03, Jorgann Couzinet (FRA) 11.73
3 Jeremy Flores (FRA) 15.84, Frederico Morais (POR) 13.23, Jessé Mendes (BRA) 11.83
4 Peterson Crisanto (BRA) 13.07, Willian Cardoso (BRA) 12.20, Jadson André (BRA) 11.86
Round 3
1 Jordy Smith (AFR) x Soli Bailey (AUS)
2 Owen Wright (AUS) x Joan Duru (FRA)
3 Gabriel Medina (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)
4 Ryan Callinan (AUS) x Yago Dora (BRA)
5 Kolohe Andino (EUA) x Adriano de Souza (BRA)
6 Jeremy Flores (FRA) x Deivid Silva (BRA)
7 Julian Wilson (AUS) x Ezekiel Lau (HAV)
8 Conner Coffin (EUA) x Adrian Buchan (AUS)
9 Filipe Toledo (BRA) x Michael February (AFR)
10 Michael Rodrigues (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
11 Wade Carmichael (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
12 Michel Bourez (FRA) x Ricardo Christie (NZL)
13 Kanoa Igarashi (JAP) x Frederico Morais (POR)
14 Seth Moniz (HAV) x Peterson Crisanto (BRA)
15 Kelly Slater (EUA) x Caio Ibelli (BRA)
16 Italo Ferreira (BRA) x Jack Freestone (AUS)