Margaret River Pro 2024

John John elimina Medina

Gabriel Medina domina bateria até perto do minuto final quando sofre virada de John John Florence e é eliminado do Margaret River Pro 2024.

0
Gabriel Medina perde nas oitavas e se despede do Margaret River Pro 2024 em 9º lugar.

O sexto dia de ação do Margaret River Pro 2024 não teve bom início para o Brasil. Gabriel Medina comandou as ações na primeira bateria das oitavas de final masculinas até perto do minuto final quando usou a prioridade, não trocou de nota e viu o havaiano John John Florence surfar a direita seguinte e avançar às quartas. Bateria aconteceu na manhã de sexta-feira (19/4) no Oeste da Austrália, noite desta quinta-feira (18/4) no Brasil devido ao fuso horário. Dia teve apenas quatro disputas, já que as séries com cerca de 1 metro no Main Break começaram a ficar cada vez mais demoradas e a WSL optou por paralisar a competição.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Medina e John John surfaram no terceiro minuto de disputa. O brasileiro abriu com duas batidas que valeram 5.83 e o havaiano executou uma rasgada para marcar 4.00 pontos. John John não foi bem nas duas direitas seguintes. Medina usou bem a prioridade aos 11 minutos e executou quatro batidas e uma rasgada para colocar mais 7.83 o placar. O surfista do Havaí se manteve no jogo 2 minutos depois com três ataques que valeram 7.00 pontos. Ele passou a buscar 6.67 para vencer.

Gabriel Medina ataca a direita do Main Break.

A bateria seguiu morna, com pouca ação. Medina segurou a prioridade e John John tentou pegar as direitas deixadas pelo brazuca, porém elas não eram boas e o havaiano não melhorou seu somatório.

Uma série chegou no Main Break perto do minuto final e Medina usou a prioridade para atuar primeiro. Ele fez dois ataques e John John pegou a direita seguinte. O havaiano rasgou, bateu e vibrou com a performance. Medina não trocou de nota (5.00) e John John marcou 6.90 quando precisava de 6.67 e avançou no Margaret River Pro 2024.

John John Florence vira bateria perto do minuto final.

Samuel elimina Miguel – O próximo adversário de John John é Samuel, que venceu a batalha entre os irmãos Pupo. Miguel e Samuel demoraram a surfar no confronto de 35 minutos. Eles só atuaram aos 13. Samuel foi primeiro, executou uma rasgada curta, depois bateu sem muita expressão e fechou a performance com um layback forte. Miguel executou duas rasgadas e uma batida. Samuel largou com 5.00 e Miguel com 5.50 pontos.

Samuel cresceu no duelo aos 17 minutos. Ele não tinha a prioridade, mas surfou a primeira direita de uma série, rasgou três vezes e bateu uma para anotar 8.00 pontos. Miguel colocou 4.50 no placar e ficou na necessidade de 7.51 para vencer. Ele tentou reverter a situação logo depois, mas os 4.27 não entraram no somatório.

Nenhuma outra onda foi surfada no duelo até o final e Samuel segue vivo no Margaret River Pro 2024. Já Miguel terá que lutar no circuito de acesso, o Challenger Series, para voltar à elite do surfe mundial.

Samuel Pupo emocionado após eliminar o irmão.

“Desculpa, não estou conseguindo falar direito. Sem ele (Miguel Pupo), eu não estaria nem perto de onde estou hoje, então pra mim, essa vitória foi longe de ser uma vitória”, disse Samuel Pupo, sem conseguir segurar o choro de emoção. “Tudo o que ele fez por mim a vida inteira, pra nossa família, pra todo mundo, não tem preço. Por isso que pra mim é tão difícil, porque sem ele talvez eu nem estaria aqui, então é difícil esse momento. Eu devo tudo a ele e acho que é isso”.

“Sabíamos que seria um dia difícil para nossa família, mas a história ainda não acabou e esse foi só mais um capítulo”, escreveu Miguel Pupo, no seu Instagram @miguelpuposurf. “Deus me deu a missão de pegar o legado do meu pai (Wagner Pupo) e expandir os caminhos para nossa caçula (Samuel) chegar aonde chegou. Orgulho de você @samuel_pupo. Obrigado a todos pela torcida, mensagens e carinho. O ano está apenas começando e seguimos na luta”.

Miguel Pupo perde e sai da elite do surfe.

Melhor do dia – O melhor surfista do dia foi o convidado para a etapa, George Pittar. O australiano venceu a quarta bateria da oitavas masculinas com direito a nota 9.00 e somatório de 15.90 pontos. George eliminou seu conterrâneo Liam O’Brien.

No confronto anterior, o de número 3 das oitavas, o líder do ranking Griffin Colapinto venceu o marroquino Ramzi Boukhiam. O norte-americano enfrenta George nas quartas de final.

George Pittar rabisca as direitas com estilo e vence com as maiores marcas do dia.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Margaret River Pro 2024 acontece às 14h45 deste sábado (20/4)na Austrália, 3h45 da madrugada no Brasil devido ao fuso horário. A previsão indica ondas menores, com até 4 pés de face. O domingo (21/4) é o último dia do prazo para a realização do evento.

Margaret River Pro 2024

Oitavas de final Masculinas

1 John John Florence (HAV) 13.90 x 13.66 Gabriel Medina (BRA)

Samuel Pupo (BRA) 13.00 x 10.10 Miguel Pupo (BRA)

3 Griffin Colapinto (EUA) 12.07 x 8.33 Ramzi Boukhiam (MAR)

4 George Pittar (AUS) 15.90 x 8.84 Liam O’Brien (AUS)

Próximas baterias

5 Ethan Ewing (AUS) x Seth Moniz (HAV)

6 Jordy Smith (AFR) x Caio Ibelli (BRA)

7 Jake Marshall (EUA) x Imaikalani deVault (HAV)

Italo Ferreira (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Quartas de final
Em formação

1 John John Florence (HAV) x Samuel Pupo (BRA)

2 Griffin Colapinto (EUA) x George Pittar (AUS)

Quartas de final Femininas

1 India Robinson (AUS) x Gabriela Bryan (HAV)

2 Molly Picklum (AUS) x Brisa Hennessy (CRI)

3 Caitlin Simmers (EUA) x Tyler Wright (AUS)

4 Sally Fitzgibbons (AUS) x Sawyer Lindblad (EUA)