Uma verdadeira maratona de baterias entrou em cena nesta terça-feira, em Tahara, Japão, palco do UR ISA World Surfing Games.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
A International Surfing Association aproveitou as boas condições no pico de Long Beach e acelerou o cronograma da prova. A entidade já havia avisado também que pretende finalizar a categoria masculina antes do fim de semana, para que os atletas sejam liberados para o QS 10.000 da WSL em Portugal, que começa no dia 24 de setembro.
Os primeiros finalistas da categoria masculina já foram definidos no pico de Long Beach. O Top Kanoa Igarashi, que agora representa o Japão, levou a torcida ao delírio com boas atuações e tornou-se o primeiro atleta do País a garantir uma medalha nas categorias individuais em 54 anos da história da ISA.
Quem também está garantido no pódio é Santiago Muniz, argentino criado em Bombinhas (SC).
Já Ian Gouveia começou o dia perdendo, mas teve boas atuações na repescagem e segue na esperança de chegar ao pódio.
No primeiro confronto desta terça-feira, Ian totalizou 10.43 pontos e terminou em quarto lugar no duelo vencido pelo sul-africano Adin Masencamp, autor de 12.40 pontos. Em segundo ficou o indonésio Rio Waida, seguido ainda pelo francês Gatien Delahaye.
Em sua estreia na repescagem, Ian bateu seus adversários com 12.93 pontos. No mesmo confronto, o ex-Top Pedro Henrique, brasileiro naturalizado português, acabou em quarto, atrás do panamenho Jean Carlos “Oli” Gonzalez e do alemão Dylan Groen.
Na sequência, Ian foi ainda melhor, com 13.77 pontos, deixando para trás o mexicano Jhony Corzo (2o), o neozelandês Billy Stairmand e o filipino John Mark Tokong.
Quem também segue na repescagem é Vicente Romero, brasileiro naturalizado espanhol.
Para chegarem à final, Ian e Vicente precisam passar mais cinco baterias. O próximo desafio de Ian será contra o canadense Cody Young, o espanhol Gony Zubizarreta e o costa-riquenho Anthony Fillingim.
Já Vicente enfrenta o português Vasco Ribeiro, o francês Jorgann Couzinet e o irlandês Gearoid McDaid.
Entre as meninas, a francesa Justine Dupont, a neozelandesa Paige Hareb e a sul-africana Bianca Buitendag disputam a primeira bateria do round 5 da chave principal. Em seguida, a francesa Pauline Ado encara as australianas Holly Wawn e Sally Fitzgibbons.
A repescagem conta com mais 24 atletas em busca da finalíssima. Uma delas é Carol Henrique, brasileira naturalizada portuguesa.
Transmissão ao vivo – A competição continua nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo aqui no Waves.